Madeira

Nuvens e aguaceiros é possibilidade até ao fim-de-semana na Madeira

Depressões influenciam o estado do tempo na Região

None

Duas depressões condicionam esta semana o estado do tempo na Madeira, que deverá ser marcado por períodos de muita nebulosidade e consequente possibilidade de ocorrência de aguaceiros, que ocasionalmente poderão ser fortes e acompanhados de trovoada.

Até amanhã, dia 1 de Setembro “o estado do tempo no Arquipélago da Madeira será condicionado pela acção de uma depressão, centrada entre o Continente e os Açores. A partir do dia 2, quinta-feira, e até ao dia 4, sábado, o estado do tempo continuará a ser influenciado por outra depressão que se deverá formar na Região dos Açores”, revela o delegado regional do IPMA na Madeira, Victor Prior.

Até sábado, dia 4, e de acordo com o meteorologista, “prevê-se, em geral, períodos de céu muito nublado e a possibilidade de ocorrência de aguaceiros, pontualmente fortes e acompanhados de trovoada, mais prováveis nas terras altas”, aponta.

Apesar da ‘ameaça’ de chuva, o ambiente tropical deverá persistir nesta semana de transição de Agosto para Setembro.

Os modelos de previsão apontam que “durante toda a semana, as temperaturas máximas, nas regiões costeiras, deverão variar entre 27 e 29 ºC e as mínimas entre 21 e 23 ºC”, estima.

Esta será também mais uma semana sem vento forte nas previsões. “Predominante de oeste”, o vento “será em geral fraco a moderado (10 a 35 km/h)”.

Tal como no ar, também no mar as previsões são favoráveis para quem gosta de fraca ondulação.

Segundo Victor Prior “nas costa norte da ilha da Madeira e em Porto Santo, prevê-se, em geral, ondas predominantes de noroeste/oeste, com altura significativa de 0,5 m a 1,5 m. Na costa sul da ilha da Madeira, ondas de sudoeste inferiores a 1 m”, concretiza.