5 Sentidos

130 atletas de 22 países participam no Campeonato do mundo de fotografia e vídeo

Evento, que se realiza no Porto Santo de 4 a 7 de Outubro, é apoiado pelo Governo Regional em cerca de 60 mil euros

None

O campeonato do mundo de Fotografia e Vídeo Subaquático terá a presença de 22 países dos quatro continentes, 130 atletas e mais de 700 mergulhos. O evento, organizado pelo Governo Regional da Madeira, através da secretaria regional de Mar e Pescas e dirceção regional do Mar, irá decorrer no Porto Santo de 4 a 9 de Outubro, numa parceria com a Associação de Natação da Madeira.

"É a primeira vez que o campeonato se realiza em Portugal, e a escolha do Porto Santo fica a dever-se ao empenho do executivo madeirense e da Associação de Natação, que querem catapultar a Madeira para um nicho de mercado cada vez mais influente na área do turismo e desenvolvimento da economia azul", destaca a organização em nota de imprensa.

O Governo Regional apoia este evento com cerca de 60 mil euros do Orçamento da Região, "por entender que este campeonato do mundo irá proporcionar uma grande promoção da Madeira e do Porto Santo numa na área que tem cada vez mais adeptos, como é o mergulho subaquático”, declarou o secretário regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, aquando da assinatura do protocolo com o presidente da Associação de Natação da Madeira, Avelino Silva, na passada terça-feira (dia 24 de Agosto).

“Há já alguns anos que estamos a trabalhar com o Governo Regional neste evento, por entendermos que é um excelente veículo para promover a Madeira no exterior, e estamos certos de que para a escolha do Porto Santo contou muito a qualidade das águas e as reservas que a Região dispõe”, referiu, por outro lado, Avelino Silva.

Para além da prova oficial, o evento reserva espaço para actividades destinadas à população mais jovem do Porto Santo, workshops, literacia dos oceanos e baptismo de mergulho.

A título de curiosidade, a organização divulga que teve de encerrar as inscrições por falta de alojamento para mais atletas e para o stafe.