Madeira

Ribeira Brava atribui 339 bolsas de estudo a estudantes universitários

None

A Câmara Municipal da Ribeira Brava vai atribuir 339 bolsas de estudo a jovens do concelho que frequentem o ensino superior, sendo 94 novas candidaturas e 245 renovações.

Cada bolseiro recebe um valor anual de 500 euros que pode ser acrescido de 20% no caso de ter dois ou mais irmãos a estudar.

A bolsa de estudo é atribuída a todos os alunos, independentemente do rendimento familiar, desde que cumpram com os requisitos do Regulamento de Apoio à Formação Académica Superior. O investimento camarário ronda os 200 mil euros.

A medida foi aprovada hoje em reunião de câmara. Segundo Ricardo Nascimento, trata-se de um apoio que simboliza a valorização da autarquia na formação dos jovens ribeira-bravenses e ajuda, em simultâneo, as famílias a suportar os custos com os estudos dos seus educandos.

“Falamos muito das taxas de desemprego, mas a verdade é que os mais qualificados ficam menos tempo desempregados e têm mais facilidade de conseguir emprego”, refere o autarca, recordando que a formação proporciona mão-de-obra qualificada.

Este apoio incentiva ao voluntariado, já que o bolseiro terá de fazer anualmente 35 horas de voluntariado numa entidade ou instituição do concelho. “É uma pequena contrapartida que acaba por incentivar os jovens a dar um pouco do seu tempo a quem mais precisa”, realça Ricardo Nascimento.