Madeira

Brício Araújo destaca redução gradual da taxa de desemprego

None

O deputado Brício Araújo, após uma reunião do Grupo Parlamentar do PSD com o conselho diretivo do Instituto de Emprego da Madeira, destacou a redução gradual da taxa de desemprego, estando muito próxima dos valores verificados, no primeiro trimestre do ano passado, altura em que a Região tinha a taxa mais baixa do país, na ordem dos 5,6%.

“A pandemia quebrou, abruptamente, um ciclo que era importante, quer na redução da taxa de desemprego, quer ao nível do crescimento económico”, afirmou, realçando que esta realidade afectou, particularmente, o sector do turismo.

Brício Araújo sublinhou que “houve um esforço grande do Governo Regional no que diz respeito a estas matérias de emprego”, sendo disso reflexo a tendência inversa durante este ano.  Um esforço que se mantém no Orçamento da Região para 2022.

O deputado acrescentou que, depois deste ciclo mau de 2020, que terminou com uma taxa de 11,2 por cento, em 2021, a taxa de desemprego tem estado, sucessivamente, a reduzir, até à taxa atual de 7,3 por cento.

Brício Araújo salientou ainda que a Região apresenta agora bons indicadores tanto ao nível da taxa de desemprego como do desemprego registado, com números, em outubro de 2021, muito próximos daqueles que se verificavam em dezembro de 2019. Ou seja, reforçou, “estamos a conseguir convergir para os números anteriores à pandemia, o que é muito importante”.