Madeira

Orçamento do Porto Santo para 2022 foi aprovado

Assembleia Municipal decorreu à distância, via Zoom

None

A Câmara Municipal do Porto Santo discutiu e aprovou esta quinta-feira, em Assembleia, o Orçamento para 2022. A reunião decorreu à distância, via Zoom, mesmo depois do Partido Socialista (PS) ter solicitado a substituição de dois deputados municipais por entender que não existia qualquer razão para que a Assembleia não se realizasse presencialmente.

Com votos a favor de todos os deputados da coligação 'Acredita Porto Santo' (PSD/CDS), o documento contou com votos contra de quatro deputados do PS e dois votos contra do movimento independente Uma Nova Esperança (UNE). Houve ainda uma abstenção por parte de um deputado socialista.

É assim aprovado o Orçamento Municipal do Porto Santo para 2022, na ordem dos 5,4 milhões de euros, verba inferior em 1,01% face a 2021, ano em que a autarquia da Ilha Dourada dispunha de 5 milhões e 486 mil euros, muito à conta da redução das transferências do Estado.

Apesar de sermos dos últimos municípios do país, em termos de ranking de transferências de Orçamento do Estado, a nossa prioridade será sempre o equilíbrio financeiro. O principal objectivo é que a autarquia seja financeiramente saudável, com contas e endividamento consolidado. Nuno Batista, presidente da Câmara Municipal do Porto Santo

Apesar da ligeira quebra, há um alívio fiscal para 2022, nomeadamente na redução da participação do IRS que passou de 4% para 3,75%, prevendo-se que esta medida permitirá devolver à população do Porto Santo cerca de 86 mil e 374 euros no próximo ano.

A área social será uma das principais áreas de investimento para 2022 com 378.590,61 euros, seguindo- se as funções económicas (215.826,89 euros), funções gerais (171 mil euros) e outras funções (140.041,00 euros).

As medidas em destaque

A Câmara Municipal do Porto Santo decide manter, neste Orçamento para 2020, a taxa de IMI no mínimo (0,3%), isentando ainda o pagamento a menores de 30 anos. A autarquia arquitecta igualmente um Fundo Social de Emergência, mantém o subsídio de transporte táxi para maiores de 65 anos, garante o apoio a estudantes universitários e agricultores locais e vai implementar o projecto ‘Profetas pelo Mundo’ – para aproximar a comunidade à ilha.

Em destaque está também a criação do gabinete do empreendedorismo e do gabinete do associativismo, a aquisição de um contentor municipal para dinamizar o mercado local, a implementação do Orçamento Participativo Jovem, aplicar medidas de protecção do património natural – consonância com o pergaminho da Biosfera -, requalificação de jardins e espaços verdes, finalização das obras no Miradouro da Portela, instalar um sistema videovigilância na vila e ainda proceder ao levantamento de tudo o que é o património imaterial e material da cultura porto-santense.

É de salientar ainda os investimentos que constam no programa do município para 2022 tais como a aquisição de mobiliário e equipamento para edifícios escolares e obras de reparação nestas mesmas infra-estruturas; na acção social fruto de um contrato inter-administrativo a ser celebrado junto da Junta de Freguesia; requalificação e recuperação dos moinhos de vento, fontenários e Ecoteca – Casa do Conde; beneficiação de miradouros e melhoramento das acessibilidades; obras de recuperação da Capela do Cemitério de Santa Catarina; repavimentação das estradas municipais e construção dos passeios adjacentes, com a consequente aquisição de equipamento de sinalização, equipamentos de sinalética de trânsito e de toponímia, isto sem esquecer a recuperação das instalações e acesso à Fonte de Areia.