Madeira

Cardeal D. Tolentino Mendonça ofereceu a sua cruz peitoral à comunidade de Machico

None

Foi no final da celebração da missa do galo, na igreja Matriz de Machico, que o cardeal D. Tolentino Mendonça surpreendeu tudo e todos após ter recebido diversas oferendas dadas pelos fiéis e pela comunidade e ainda pela autarquia de Machico.

“Para nós cristãos o Natal é de carne e osso”, diz Tolentino Mendonça na Madeira, veja o vídeo e as fotos

O cardeal está na Região e presidiu à missa da meia-noite, na sua terra-natal, a convite do pároco de Machico

Tudo aconteceu após um grupo realizar a tradicional entrada dos pastores , onde os fiéis ofereceram diversas oferendas, em destaque para uma toalha de Bordado Madeira oferecida pela comunidade paroquial de Machico.

Depois, o presidente da Câmara Municipal de Machico, Ricardo Franco, presente na celebração, ofereceu também ao cardeal duas obras artísticas: duas cruzes peitorais concebidas por um artesão de Machico. Uma cruz em osso de baleia e outra em pedra do calhau da baía de Machico.

Perante este gesto da população e da comunidade, o cardeal Tolentino Mendonça disse:

"Queridos irmãos e irmãs, deixam-me sem palavras e muito comovido pelo vossa generosidade. Já me destes tanto ao longo da minha vida e continuais a dar-me tanto com a vossa oração e com a vossa amizade. Não esquecerei esta eucaristia de Natal. Muito obrigado”. Cardeal D. Tolentino Mendonça

Um momento que foi recebido com muita emoção.

“Eu não tenho nada para vos dar a não ser a minha missão. A minha missão de sacerdote, bispo e de Cardeal. É o que eu tenho para vos dar. E deste tesouro que a igreja me confiou e eu quero servir junto da vida de cada um falando-vos de Jesus e ajudando cada um a amar mais Jesus. E a sentir-se muito amado por Ele. Nesta noite, também, em gesto de presente eu queria deixar-vos a minha cruz, já que me destes uma osso de baleia e de pedra e deixo-vos esta de prata. É vossa" Cardeal D. Tolentino Mendonça

No acto da entrega, o autarca de Machico, Ricardo Franco sobre as cruzes oferecidas explicou que “uma é de osso de baleia, cujo significado remete-nos para vida do mar, para a dura faina da pesca e dos pescadores que vossa eminência bem conhece na qualidade de filho de pescador. Das profundas raízes ligadas ao mar que Machico é herdeiro".

Outra em pedra, oriunda do calhau da nossa baía, de forte simbolismo para a igreja de Pedro, "discípulo daquele que hoje renasce para a humanidade".

"É que representa a estrutura basilar, o alicerce da edificação da própria Igreja. Junto ainda dois exemplares da história ilustrada dos Fachos, uma edição da Câmara Municipal de Machico, cujas autoras foram a historiadora Isabel Gouveia e a jovem ilustradora machiquense Rafaela Rodrigues, sendo um exemplar para Vossa Eminência e outro para a Biblioteca do Vaticano.” Ricardo Franco, presidente da Câmara de Machico