Madeira

Noite do Mercado produziu 7.330 quilos de lixo

Balanço de resíduos recolhidos até às 11 horas

None

Os colaboradores da equipa de Salubridade da Câmara Municipal do Funchal recolheram, na manhã desta sexta-feira, até às 11 horas, 7.330 quilos de lixo, como resultado da Noite do Mercado. Esta quantidade de resíduos representa um aumento em relação ao ano passado, em que foram recolhidos 1.400 quilos, de acordo com informação disponibilizada em 2020 pela autarquia.

Longe vão os tempos em que esta noite tradicional madeirense resultava em dezenas de toneladas de lixo. Em 2019, ano em que houve barracas de comes e bebes em torno do Mercado dos Lavradores, foram recolhidas 32 toneladas de lixo por parte dos serviços camarários.

O trabalhos de recolha de lixo tiveram início pelas 7 horas com várias equipas distribuídas pelos principais pontos da Cidade: Rua Fernão de Ornelas; Rua visconde Anadia; Avenida Arriaga; Avenida do Infante; Avenida do Mar; Avenida Sá Carneiro; e Zona velha.

A vereadora Nádia Coelho, da Câmara Municipal do Funchal, refere que foram destacados cerca de 106 trabalhadores , entre eles motoristas, cantoneiros de limpeza, encarregados e chefes de serviços e 20 viaturas, tais como 4 auto-varredouras, 4 viaturas de caixa aberta, 4 mini-veículos de apoio, 2 auto-tanques e 6 viaturas de recolha.

Quanto ao número de contentores disponibilizados, falamos de um total de 77 e o lixo não "atingiu a quantidade de anos pré-pandemia". 

A autarquia lembra que, quanto à recolha de resíduos, no dia 24 de Dezembro a recolha da manhã (das 08:00 às 15:00) e da tarde (das 15:00 às 22:00) será realizada normalmente, a recolha da noite (das 20:00 às 03:00) passa a ser das 14:00 às 21:00. No dia 25 de Dezembro não haverá recolha de resíduos.

"Importa relembrar que todos nós devemos manter a Cidade limpa, pelo que por favor não depositem resíduos na via publica. Vamos todos manter o nosso Funchal limpo e organizado", apela Nádia Coelho.