Mundo

Subiu para 8 número de mortos em explosão em prédio na Sicília

None

O número de mortos numa explosão alegadamente provocada por uma fuga de gás na cidade italiana de Ravanusa, na Sicília, subiu hoje para oito, adiantaram as autoridades, acrescentando que ainda está uma pessoa desaparecida nos escombros.

Os bombeiros "encontraram o corpo de uma das duas últimas pessoas desaparecidas", foi anunciado na conta oficial daquela autoridade no Twitter.

De acordo com a imprensa italiana, as duas pessoas que ainda estavam desaparecidas na manhã de hoje eram um homem de 88 anos e o filho de 59 anos.

Também hoje de manhã, o Papa Francisco manifestou as suas condolências às famílias das vítimas, depois da explosão ocorrida na madrugada de sábado em Ravanusa -- cidade com cerca de 11 mil habitantes localizada a sul da Sicília --, que deixou mais de 100 pessoas desalojadas.

O Papa Francisco expressou ainda a sua "gratidão" às equipas de socorro pelas buscas realizadas -- dia e noite --, com várias dezenas de bombeiros, apoiados por cães farejadores, no local.

Na segunda-feira, as autoridades italianas recuperaram mais quatro cadáveres dos escombros dos apartamentos afetados.

A explosão, seguida de um incêndio e do desabamento do edifício de quatro pisos, ocorreu às 20:30 locais de sábado (19:30 em Lisboa).

Os bombeiros admitiram durante o fim de semana que a explosão pode ter sido provocada por uma fuga de gás e que afetou outras edificações.

"O gás estava provavelmente acumulado numa cavidade. Esta bolsa de gás poderá ter encontrado um 'detonador' acidental: um carro, um elevador, uma aplicação elétrica", comentou o chefe dos bombeiros de Agrigento ao canal Rainews24.

Pouco depois da explosão, o presidente da câmara de Ravanusa, Carmello D'Angelo, apelou a "qualquer pessoa com pás e bulldozers" para que fosse ajudar nos trabalhos de socorro.

"Isto é um desastre", disse Carmello D'Angelo.

Cerca de 50 pessoas tiveram de ser realojadas, acrescentou o autarca à Rainews24.