Desporto

Ultra Skyrunning Madeira conta com mais de 20 atletas da elite mundial

None

Está aí à porta a 7.ª edição do Ultra Skyrunning Madeira, prova que decorre no concelho de Santana, nos dias 8 e 9 de Outubro, e que traz à Região mais de 20 atletas da elite mundial desta modalidade, com destaque para o espanhol Ricardo Cherta Ballester, actual número três no ranking do Skyrunner World Series (SWS).

Como prova integrante do Circuito Mundial de Skyrunning, a 'prova rainha' - que compreende uma extensão de 55,6 quilómetros e apresenta um desnível positivo de 4.121 metros - conta ainda com Martin Anthamatten, helvético que figura em 13.º no SWS, o sueco Sebastian Ljungdahl (12.º do SWS) e por fim três atletas do País Basco: Airtor Duran Ruiz de Eguino, Ander de Luis Cabezón e Luis Hernando Ilarrodona.

Na mesma prova, a organização destaca a participação dos portugueses Ricardo Gouveia, Francisco Freitas, César Duarte, Victor Correia e Miguel Arsénio, que irão lutar pelos lugares cimeiros.

Nos femininos, a lista de elite é encabeçada pela atleta espanhola Mayi Mugika do País Basco – actual número seis no SWS - Karina Carsolio, atleta mexicana da equipa Salomon, e pela sueca Johanna Gelfgren.

A Ultra Skyrunning Madeira é organizada pelo Clube Desportivo Escola de Santana e conta com o apoio da Câmara Municipal de Santana, Secretaria Regional de Turismo e Cultura, Associação de Promoção da Madeira, Hotel Quinta do Furão, Hospital Particular da Madeira e Madeira Rent.

A prova compreende quatro extensões

Prova Distância/Desnível
Madeira Sky Race 55,6km/4.121m D+
Santana Sky Race 23km/1.672m D+
Furão Sky Race 10km/617m D+
Santana Vertical Kilometer 4.8Km/1.003m D+