Coronavírus Madeira

Houve "relaxamento no comportamento" após inoculação da vacina no Lar da Bela Vista

None
Foto Hélder Santos/ASPRESS

Pedro Ramos assume que "pode ter havido relaxamento no comportamento" de utentes e funcionários no Lar da Bela Vista, depois da administração da primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Em reacção ao surto que já contabiliza 70 casos de infecção na maior estrutura residencial para idosos da Madeira, o secretário regional da Saúde também não colocou de parte a hipótese de, quando a vacina foi administrada, alguns dos infectados podiam já estar a atravessar "um período de incubação".

Todos os utentes e funcionários já foram testados. É preciso ver que o Lar da Bela Vista já tinha sido vacinado e, naturalmente, devido a este surto vai esperar, sendo que já não se torna prioritária a segunda dose. Não aconteceu só no Lar da Bela Vista, mas em todo o Mundo. De facto, depois da primeira dose pode ter havido relaxamento no comportamento, ou então quando levaram a primeira dose já estavam num período de incubação e depois a situação manifestou-se. O que está na norma da DGS é que depois da primeira dose de vacina se houver uma situação de infecção a segunda dose fica adiada e não é prioritária. Pedro Ramos, secretário regional da Saúde

Ainda sobre a situação do Lar da Bela Vista, Pedro Ramos referiu que neste momento a actuação passa pela "intervenção que é obrigatória fazer, nomeadamente, quando existem situações suspeitas rastrear e testar toda a gente".

"Devido a esse rastreio completo ao lar estamos a descobrir todos estes casos positivos e, naturalmente, vamos agora acompanhar a situação para dotar o lar de melhores condições em termos de abordagem e em termos de atenção. Os cuidados contínuos vão continuar para esta estrutura residencial (...) É importante termos um plano que permita detectar os casos, rastrear rapidamente e identificar todas estas situações para poder isolar muito precocemente para evitar uma contaminação mais alargada", afirmou o governante.

Fechar Menu