Madeira

Miguel Silva Gouveia pretende "continuar a trabalhar a inclusão social no Funchal"

None

O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, acompanhado pela vice-Presidente Idalina Perestrelo e pela vereadora Madalena Nunes, esteve presente esta manhã, em Santo António, na sede da Associação dos Amigos da Arte Inclusiva – Dançando com a Diferença, em mais uma visita do executivo camarário às associações da cidade no âmbito da iniciativa 'O Funchal Que Nos Une'.

Os autarcas funchalenses foram recebidos pelo presidente da Direcção, Telmo Luís Ferreira e tiveram a oportunidade de visitar às instalações desta associação, que realiza diversas actividades de cariz inclusivo, focadas especialmente nas pessoas com necessidades especiais, que têm alcançado reconhecimento e prestígio a nível nacional e internacional.

"O Dançando com a Diferença tem feito realmente a diferença na nossa cidade e por todos os locais por onde passa e faz atuações, abrindo mentalidades e quebrando determinados preconceitos em relação às pessoas com necessidades especiais. Mas mais do que potenciar as capacidades humanas de todos nós, têm permitido que estes jovens, adultos e idosos com necessidades, sintam que fazem verdadeiramente parte da sociedade a que pertencem”.

Miguel Silva Gouveia salientou na ocasião que o grupo tem trabalhado ao longo dos últimos anos "em diversos projectos em parceria com a autarquia", que resultaram, entre outros, em produções como o 'Safe', um espectáculo emotivo que abordou a questão das migrações e dos refugiados, e que esgotou o Teatro Baltazar Dias em todas as sessões.

"Para além dos apoios através do programa de atribuição de Apoios para o Desenvolvimento de Atividades de Interesse Municipal, que este ano ascendeu aos 30 mil euros, o município do Funchal também cede o Ginásio de São Martinho ao Dançando com a Diferença para que ali possam dinamizar algumas das suas actividades", reforçou o presidente.

Por fim, realçou que “é importante continuar a trabalhar a inclusão social junto das entidades associativas do concelho que se dedicam a esta causa, reforçando não só uma participação cívica que seja de todos e para todos, mas também potenciando, através da arte e da cultura, as inúmeras e preciosas capacidades destes cidadãos”.

Sobre o Dançando com a Diferença

A Associação dos Amigos da Arte da Arte Inclusiva – Dançando com a Diferença foi criada em Maio de 2007, para gerar um estatuto jurídico do projeto Dançando com a Diferença, que já se desenvolvia desde o ano de 2001.

O projecto nasceu com o objetivo de promover e utilizar as diferentes linguagens artísticas como elemento de inclusão social de pessoas com deficiência e outras.

As actividades do grupo centram-se no âmbito artístico, educacional, terapêutico e de apoio a processos terapêuticos.  

Fechar Menu