Mundo

Caracas atribui relatório da ONU a plano intervencionista

None

Caracas insistiu hoje que a Venezuela respeita "todos os Direitos Humanos" e atribuiu o recente relatório de uma Missão da ONU, que acusa o Governo venezuelano de crimes contra a humanidade, a um alegado plano intervencionista e terrorista.

Esse plano, segundo o embaixador venezuelano em Genebra, Jorge Valero, é impulsionado pelos EUA e o Grupo de Lima (do qual fazem parte a Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Guiana, Haiti, Santa Lúcia e a Bolívia).

"(Os EUA) pagaram três milhões de dólares (2,58 milhões de euros) para posicionar o relatório e prejudicar as relações com outros países e a cooperação (da Venezuela) com o escritório de Michelle Bachelet (Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos). Eles esbanjam o dinheiro da ONU fazendo um trabalho fantasma", disse ao Conselho de Direitos Humanos da ONU.

Segundo o embaixador, o relatório foi elaborado "desde o Panamá, por mercenários" que usaram ONG "que converteram os Direitos Humanos num negócio rentável".

Valero referiu-se ao périplo recente do secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo pela Guiana, o Brasil e a Colômbia" e questionou "que relação tem esta visita com a chamada Missão de Verificação de Factos e a apresentação do relatório".

Caracas acusa Mike Pompeo de tentar "arranjar ações para derrubar o Governo do Presidente Nicolás Maduro, inclusive com uma invasão militar norte-americana, apoiada por governos marionetes".

Valero lamentou que o relatório tivesse sido elaborado com entrevistas telefónicas a 274 pessoas e admitiu que funcionários das forças de segurança do seu país podem estar envolvidos em violações, mas sublinhou que essas ações "têm sido punidas" pelo Ministério Público.

Segundo o embaixador, nos últimos três anos a Venezuela acusou 565 funcionários das forças de segurança por alegadas violações de Direitos Humanos, 447 dos quais continuam detidos e 127 foram condenados de maneira firme.

Para Caracas, a ONU tem duas opções: "manter a missão do Grupo de Lima com os planos intervencionistas do Governo de (Donald) Trump" ou "manter a presença na Venezuela de uma missão da Alta Comissária para os Direitos Humanos, fruto do memorando de entendimento assinado e recentemente renovado" com Michelle Bachelet.

Na passada quarta-feira os investigadores de uma missão internacional da ONU acusaram Nicolás Maduro e os seus ministros do Interior, Néstor Reveról, e da Defesa, Vladimir Padrino López. de envolvimento em graves crimes cometidos pelas forças de segurança do país.

A equipa de investigadores -- que divulgou o seu primeiro relatório, mas não se deslocou à Venezuela --, afirmou ter detetado provas de crimes contra a humanidade, e indicou possuir "bons motivos para pensar que o Presidente" e os ministros do Interior e da Defesa "ordenaram ou contribuíram para ordenar crimes concretizados", indicou em comunicado a jurista portuguesa Marta Valiñas, que dirige a equipa de investigadores.

Alguns destes crimes, "incluindo mortes arbitrárias e o uso sistemático da tortura, inserem-se no âmbito de crimes contra a humanidade", disse.

"Estes atos estão longe de ser isolados, estes crimes foram coordenados e cometidos em nome de ordens do Estado em conhecimento de causa e com o apoio direto de oficiais superiores e altos responsáveis do Governo", prossegue o relatório de 411 páginas.

As graves violações de direitos humanos denunciadas pela equipa de investigadores foram perpetradas em operações realizadas por todos os organismos de segurança estatal na Venezuela.

Fechar Menu