Madeira

Novo Nico's Burguer reflecte investimento de 250 mil euros

None

O secretário regional de Economia, Rui Barreto, presidiu esta quarta-feira à cerimónia de inauguração do novo Nico’s Burguer, no Marina Shopping, no concelho do Funchal. Na oportunidade, o governante elogiou o novo investimento empresarial, no montante de 250 mil euros, afirmando que este dará um novo “impulso” e “valorização” a este centro comercial.

Perante uma plateia que juntou convidados, empresários, e ainda o antigo presidente Governo Regional, Alberto João Jardim, o secretário da Economia fez um apelo ao realismo. “Nós estamos a viver um ano difícil e não devemos fugir a esse realismo, mas temos que contrariar”, sublinhou.

Barreto realçou a boa gestão sanitária da pandemia, na qual o Governo tudo fez “para proteger a vida humana”, no entanto, esta pandemia vai se traduzir “num problema económico”, do qual não há memória, afirmou. “Este ano ia ser um ano auspicioso do ponto de vista económico, mas devido a esta pandemia vai ser um ano de contração.”

Da parte do Governo, garantiu, “estaremos sempre ao lado das empresas e dos seus trabalhadores para encontrar as melhores soluções, apoiando na na readaptação das suas lojas, no investimento, mas também do ponto de vista social e do ponto de vista da saúde”.  Um apoio que, até agora, não contou com a “solidariedade” do Governo da República, nem com a ajuda dos “tão necessitados” fundos europeus.  

“É pena, é desagradável, para não dizer outra coisa, que o governo português não tenha facilitado, nem ajudado a Região, com um empréstimo que será pago por todos nós, dando um aval”, que permitiria poupar 60 milhões de euros.

Desde o início da pandemia, só na área económica, já foram implementadas medidas que ascendem a uma despesa de 150 milhões de euros, medidas essas que serão reforçadas e reajustadas, como é o caso da Linha Investe RAM, no valor de 100 milhões de euros, em que será permitido às empresas que se candidataram numa primeira fase, que o façam pela segunda vez, e possam “dobrar” valor do financiamento.

Na esfera dos apoios, recentemente, foi também aprovado um apoio ao transporte de mercadorias até ao limite de 300 mil euros/ano. O governante revelou ainda que, no mês de outubro, será aberto um novo sistema de incentivos ao investimento para apoiar microempresas.

“Os próximos tempos serão tempos de resistência”, alertou. “Não podemos pensar que vamos ganhar como ganhávamos e janeiro ou em fevereiro. Hoje é um tempo de solidariedade, nós todos vamos ter de prescindir de qualquer coisa para ganharmos mais à frente, coletivamente”.

Fechar Menu