Patrocinado por AREAM

Como carregar um veículo eléctrico?

Em casa ou na rede pública, carregamento normal ou rápido, de acordo com as suas necessidades.

None

Actualmente são já várias as pessoas que optam por veículos eléctricos em detrimento dos veículos a gasolina ou gasóleo, demonstrando não só uma enorme preocupação com o ambiente, mas também com a redução dos custos com energia e manutenção.

Neste artigo, importa perceber que soluções de carregamento existem para os veículos eléctricos, como funcionam e os custos adjacentes.

Em matéria de carregamentos, pode carregar a bateria do seu veículo em casa ou na empresa, privilegiando os períodos tarifários de vazio e super-vazio, durante a noite, para beneficiar de preços de energia mais baixos. Pode sempre optar por fazer o carregamento num espaço público, mas deve fazê-lo apenas quando não for possível fazê-lo em casa ou na empresa, quando fizer grandes deslocações ou se a bateria atingir um nível crítico. No entanto, se optar por este modo de carregamento irá necessitar de um cartão de acesso que poderá adquirir junto de um comercializador de eletricidade para a mobilidade eléctrica (CEME).

Importa salientar que o mercado da mobilidade eléctrica e da comercialização da electricidade para estes veículos é distinto do mercado da comercialização do sector eléctrico. Sendo um mercado liberalizado, os preços praticados pelo CEME são livres, podendo haver três tipos de tarifas: a de activação, outra indexada aos quilowatts-hora consumidos e outra indexada aos minutos em que o veículo está no posto de carregamento.

Ainda em relação aos carregamentos, há dois tipos de carregamentos: o normal e o rápido. O primeiro permite carregar o seu veículo até 22 kW e o segundo acima dos 22 kW. Refira-se que os carregamentos rápidos devem ser escolhidos apenas em situações pontuais ou em deslocações urgentes, já que podem, a longo prazo, encurtar o tempo de vida da bateria.

Para saber mais sobre estas e outras questões sobre mobilidade eléctrica pode ver ou rever as conversas online promovidas pela AREAM através do canal do Youtube da AREAM e na página de Facebook  @aream.pt, no âmbito da Campanha de Aquisição de Veículos Eléctricos a decorrer na RAM neste mês de Setembro, integradas no Projecto Europeu Civitas Destinations, co-financiado pela União Europeia, através do Programa Horizonte 2020.

Saiba mais sobre os modelos e as condições de venda dos veículos em campanha em https://ve.aream.pt.