Patrocinado por Extermínio - Higiene Controle Lda

Como o COVID-19 nos obriga a mudar

Esta pandemia mudará para sempre a maneira como limpamos e desinfetamos hospitais, lares, escolas, lojas, escritórios e até as nossas casas.

None Ver Galeria

De repente, a crescente propagação da doença COVID-19 fez-nos abrir os olhos relativamente à importância dos processos de limpeza e desinfeção.

Subitamente, todos os sectores foram obrigados a ter planos de higienização de espaços e isso era algo que nunca deveria ter sido descurado! Contudo, há aqui uma oportunidade real para aprendermos e para melhorarmos significantemente o nosso desempenho, contribuindo de modo massivo para a saúde pública.

Faz sentido, de momento, apostarmos no treino avançado sobre desinfeção e nos materiais de proteção individual, uma vez que o uso inapropriado de métodos ou de produtos de limpeza pode realmente espalhar os microrganismos responsáveis pelas infeções e doenças.

Cada vez mais, há também a preocupação em treinar e certificar os profissionais de limpeza, porque esta crise provou-nos que o pessoal da limpeza é essencial. O que as equipas de limpeza fazem, importa, assim como é de extrema importância a forma como fazem a limpeza!

Os procedimentos de limpeza e desinfeção adequados são essenciais.

limpeza é a remoção da sujidade e dos germes. Contudo, a limpeza não mata os vírus nem as bactérias que nos deixam doentes, embora a sua eliminação diminua o risco de propagação.

desinfeção refere-se ao uso de químicos para matar os germes presentes nas superfícies. A boa notícia é que o coronavírus é relativamente fácil de remover das superfícies, quando a limpeza e a desinfeção são efetuadas de modo apropriado.

ATENÇÃO AOS PRODUTOS DE LIMPEZA

Prefira produtos recomendados pelas nossas autoridades de saúde. A lixívia, o isopropanol e o peróxido de hidrogénio são as matérias-primas eleitas, recomendadas pela maior parte de autoridades de saúde por todo o mundo.

Mas tenha cuidado com os produtos que usa, seguindo as regras abaixo:

  • Confirme se os produtos que utiliza estão autorizados – questione a autorização de venda dos produtos em Portugal, porque ter apenas um selo referindo “PRODUTO CERTIFICADO” já não é suficiente. Questione qual a autoridade responsável pela autorização de venda e qual o uso específico atribuído ao produto que está a adquirir;
  • Não misture produtos, independentemente da circunstância – os produtos de limpeza e desinfetantes foram testados e comprovados em laboratórios por profissionais, sendo compostos por agentes químicos, muitos deles incompatíveis entre si;
  • Siga as instruções dos rótulos – muito dinheiro e recursos humanos foram investidos na investigação sobre a eficácia dos produtos de limpeza e de produtos desinfetantes, assim como, em que superfícies estes podem ser utilizados. Se estes foram certificados pelas autoridades de saúde, cumpra com as diluições referidas no rótulo, de modo a evitar danos colaterais.;
  • Tenha atenção quando usa lixívia. A lixívia é um excelente desinfetante, se tiver cloro ativo a 5% e quando bem utilizada e diluída. Para mais informações sobre lixívia, consulte ESTE ARTIGO;
  • Limpe primeiro as superfícies, antes de desinfetá-las – A boa proteção providenciada pelos produtos de limpeza e pelos desinfetantes tem que seguir obrigatoriamente esta ordem. Lembre-se que de nada serve desinfetar as superfícies se estas estiverem sujas.

Seta Verde – Higiene, Lda. comercializa uma vasta gama de produtos de limpeza e desinfetantes autorizados no mercado português, o que significa que somos detentores das autorizações de venda no território nacional dos nossos desinfetantes, seja pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária e/ou Direção Geral de Saúde.

Solicite a assistência de um dos nossos consultores para uma avaliação personalizada e adequada.

Telefone: 291 930 500

E-mail: [email protected]

Consulte a nossa página de Facebook: Seta Verde – Higiene, Lda 

A prevenção é a chave do sucesso!