Madeira

Presidente da Assembleia promete reforçar apoios às IPSS

None

No arranque do ano escolar, na Madeira, para os alunos do ensino secundário, o Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira visitou o Abrigo de Nossa Senhora de Fátima (ANSF), uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que ajuda 18 jovens (nove raparigas e nove rapazes) que retomaram hoje as aulas em estabelecimentos de ensino público.

“Neste dia em que 42 mil jovens da Madeira começam o seu ano lectivo, quis simbolicamente visitar esta instituição, que é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, gerida pela Santa Casa da Misericórdia do Funchal, que tem trabalho feito na área dos idosos e que agora procura fazer este trabalho a favor de uma melhor infância e de uma melhor juventude”.

“São crianças e jovens com alguns problemas sociais, que provêm muitas vezes de famílias desestruturadas”, a que a instituição procura “dar um projecto de acolhimento, um projecto educativo e um projecto de vida”, realçou José Manuel Rodrigues sobre a intervenção da IPSS fundada em 1953, no Funchal.

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira garantiu ainda que "o Parlamento tudo fará para que o ensino na Madeira, e em particular nestas Instituições Particulares de Solidariedade Social, que dependem e têm contratos com apoios públicos, possam ter ainda mais apoios".

Isto porque, conforme salientou, "muitos dos contratos que têm com a Segurança Social não são revistos há alguns anos, apesar de anualmente os custos terem aumentado e as receitas serem as mesmas. Há que rever esta situação, em nome da paz social e de um tecido social que respire com qualidade de vida”.

Esta visita insere-se no projecto 'Parlamento Social Mais Perto', uma iniciativa da Presidência da Assembleia Legislativa da Madeira que, através destas deslocações, tem vindo a dar a conhecer e a valorizar o trabalho das IPSS na Região.

Fechar Menu