Coronavírus Madeira

Sara Cerdas nomeada negociadora para estratégia da Europa para a covid-19

None

Sara Cerdas foi hoje nomeada negociadora, pelo grupo dos socialistas e democratas no Parlamento Europeu, para uma Proposta de Resolução sobre a coordenação da UE nas avaliações em saúde, classificação de risco e as consequências para o espaço a Schengen e o mercado único europeu, que estará em cima da mesa na próxima semana e em debate na sessão plenária em Bruxelas.

"Neste momento é importante adoptar uma metodologia comum, transversal a todos os Estados-Membros, que permita uma maior coordenação. É determinante que se usem critérios compartilhados para qualificar o mapeamento de risco com códigos de cores comuns, que se estabeleçam referências comuns para a tomada de decisões de saúde pública”.

A eurodeputada madeirense considera ainda que “é urgente desenvolver mecanismos para facilitar decisões coordenadas sobre os controles de fronteira e, se necessário, sobre as restrições de movimentos entre certas regiões europeias, e claro que se continue a trabalhar de forma coordenada com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) e a seguir as recomendações divulgadas”.

A proposta de resolução alerta para necessidade de uma "gestão da pandemia de forma partilhada e coordenada entre os diferentes Estados-Membros" e salienta também "a importância de tranquilizar os cidadãos, disponibilizando informação clara quanto à coerência das medidas tomadas de um Estado-Membro para outro".

Recordando ainda, neste contexto, que "a liberdade de circulação dos cidadãos na UE é um direito fundamental e que deve ser assegurado".

A resolução será debatida e adoptada em plenário do Parlamento Europeu na próxima semana.

Fechar Menu