>
Mundo

Suecos que explodiram bomba em frente a tribunal condenados

None

Um tribunal de Copenhaga condenou esta quinta-feira dois cidadãos suecos a sentenças de até cinco anos de prisão, por terem explodido uma bomba, em Agosto passado, defronte da sede do fisco dinamarquês, causando danos materiais significativos mas sem provocar feridos.

O tribunal considerou como provado que os dois jovens, de 23 e 24 anos, conduziram uma carrinha desde a Suécia, estacionaram-na em frente ao prédio e detonaram a bomba, embora tenha recusado que se tratou de um atentado terrorista, como alegou o Ministério Público, que pedia sete anos de prisão.

Em comunicado, o procurador responsável pelo processo, Andreas Christensen, disse estar "muito satisfeito com o julgamento, que reflete a seriedade do caso".

Durante o julgamento, os acusados admitiram ter conduzido a viatura, mas negaram serem os autores da explosão a 06 de agosto de 2019, cujo propósito não foi esclarecido.

"Dedicamos muitos esforços para encontrar um motivo, mas não tivemos êxito e provavelmente nunca o saberemos", afirmou Andreas Christensen.

O acusado considerado como "o motorista" recebeu uma sentença mais leve, de quatro anos, enquanto o cúmplice, cujo papel foi considerado pelo tribunal como "ativo" por ter sido quem fez detonar a bomba, foi condenado a cinco anos de prisão.

Os dois homens vão ser deportados para a Suécia depois de cumprirem a sentença, juntamente com a proibição de entrar em território dinamarquês.

A explosão, que aconteceu durante a noite, destruiu a fachada e as janelas do edifício, causando danos materiais superiores a seis milhões de coroas dinamarquesas (cerca de 800.000 euros) e danificou também a estação ferroviária de Nordhavn.

Fechar Menu