>
Madeira

PS-Funchal destaca apoios da Autarquia a Associações de solidariedade

A Comissão política da concelhia do Funchal do Partido Socialista visitou, este sábado, a Associação CASA – Centro de Apoio ao Sem-Abrigo, que presta auxílio a quem se encontra em situação de sem-abrigo e ajuda famílias a reintegrarem-se na sociedade. 

A visita inseriu-se na iniciativa socialista ‘Pelo Funchal’ e pretendeu abordar questões relacionadas com o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por esta associação, e realçar todo o investimento que tem sido feito pela Autarquia para colmatar a problemática dos sem-abrigo no concelho.

O presidente da concelhia, diz ser importante “fazer com que a existência de pessoas nestas situações deixe de ser uma realidade na nossa cidade” e louva o “excelente trabalho do CASA e dos seus voluntários, que com muito esforço e dedicação pessoal, ajudam diariamente pessoas em situação de sem-abrigo e famílias carenciadas, servindo mais de 100 refeições diárias no período do confinamento”.

Paulo Bruno Ferreira realçou a necessidade das associações como o CASA trabalharem conjuntamente com o município, pois “só assim será possível ajudar estas pessoas e tornar a inclusão uma realidade”.

O socialista recordou que o Centro de Apoio aos Sem-Abrigo, espaço cedido pela Câmara Municipal do Funchal em 2017, passou a ser usado para distribuição de refeições aos sem-abrigo e às famílias carenciadas e tem sido apoiado financeiramente pela Autarquia para desenvolver a sua ação social.

O CASA começou, em 2018, a distribuir refeições quentes e embaladas na Rua do Carmo e nos arredores do Mercado, faz parte de um conjunto de várias entidades de cariz social que a Câmara Municipal do Funchal apoia através do programa de Apoios Financeiros ao Associativismo e Actividades de Interesse Municipal. “Recentemente, e face a esta crise pandémica, o município antecipou o pagamento dos apoios anuais, por forma a assegurar o trabalho destas associações e proteger a população mais vulnerável do concelho”, referiu, destacando que só em 2019,  a Autarquia “concedeu apoios a um total de 219 associações do concelho, num montante superior a 1,5 milhões de euros”.

Para Paulo Bruno Ferreira, é importante continuar a promover as políticas de proximidade entre a Autarquia e instituições de cariz social, porque “só assim se pode ajudar as associações a arranjar soluções futuras que possam integrar as políticas públicas do município, algo que a Câmara Municipal do Funchal sempre defendeu e sempre mostrou estar disponível para colaborar e prestar apoio”.

Fechar Menu