>
Madeira

Governo Regional reabilita Calhau da Lapa

Ver Galeria

O Calhau da Lapa, ex-libris da freguesia do Campanário e uma das áreas balneares que todos os anos atrai madeirenses e visitantes, será reabilitado pelo Governo Regional, numa intervenção que visa a reparação e o reforço de taludes danificados.

A notícia foi avançada ontem pelo vice-presidente do Governo Regional no decorrer de uma visita às obras de reabilitação do Cais da Ribeira Brava.

De acordo com Pedro Calado, esta reabilitação deverá durar sete dias, para proceder a “trabalhos de enchimento das locas de betão, de reforço do talude poente e para a dragagem das aduelas existentes no fundo, devido aos vários temporais que danificaram a cabeça do cais”.

Os trabalhos que se iniciarão nos próximos dias, serão realizados num curto espaço de tempo e apenas por via marítima, através de uma equipa de mergulho, por forma a que as pessoas possam usufruir da praia nas melhores condições, reforçou o governante, salientando que estas obras de manutenção “salvaguardam a qualidade das infraestruturas e a segurança e interesse dos utilizadores, e estão em linha com a determinação do Governo Regional em promover e dar condições para o desenvolvimento da actividade económica, que ganha ainda maior relevância no momento que atravessamos”.

Sobre as obras que decorrem no cais da Ribeira Brava, da responsabilidade da Administração de Portos da Madeira (APRAM), visam corrigir danos e proceder à manutenção recorrente e necessária naquela infraestrutura marítima, de modo a permitir o seu pleno uso.

Segundo Pedro Calado, este cais vinha apresentando um “acumular de estragos que importava corrigir”, estando o Governo Regional a aproveitar para proceder a “outras beneficiações que vêm garantir a sua funcionalidade por um prazo mais alargado”.

Da intervenção, que ascende a 1,6 milhões de euros, destaca-se a recuperação e reforço do manto resistente do cais com cubos Antifer de 45 toneladas; a reconstrução do muro-cortina do cais e execução de um novo muro cortina a poente; a reparação de superfícies de betão com sinais de desgaste ou deterioração; a protecção da fundação da cabeça do cais, bem como a repavimentação do cais e a substituição dos cabeços de amarração e das defensas de painel existentes no cais.

“Nos últimos anos, tem existido um maior esforço por parte do Governo Regional em beneficiar os pequenos cais e portos da Região, de modo a reforçar a segurança e promover uma maior utilização destas infraestruturas, não só por embarcações ligadas à pesca, mas também às actividades de lazer e de turismo e a outras que vêm a conferir uma mais-valia à economia regional”, destacou o governante, lembrando que, entre 2015 e 2018, o Governo Regional executou, no âmbito do Plano e Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração da Região Autónoma da Madeira (PIDDAR), investimentos na Ribeira Brava na ordem dos 26,4 milhões de euros. “Se a estes montantes juntarmos o que foi reservado, em 2019 e 2020, do Orçamento Regional para este concelho, esse valor ascende a 85 milhões de euros”, destacou.

Fechar Menu