>
Madeira

Governo Regional vai reforçar segurança na Praia da Ponta do Sol

Calado diz que executivo já investiu mais de 60 milhões nos últimos anos no concelho

O vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, esteve, esta quinta-feira, 2 de Julho, na vila da Ponta do Sol, onde apresentou uma nova intervenção que o executivo madeirense pretende realizar naquela localidade, concretamente na zona da praia.

De acordo com Pedro Calado,  a intervenção consistirá no reperfilamento do enrocamento de protecção da vila da Ponta do Sol, com a dragagem de pedras e reforço com antiferes de 20 toneladas dragados no local.

A intervenção, que será acompanhada por uma equipa de mergulho, visa "reforçar a segurança da população que frequenta aquela praia, bem como para protecção dos equipamentos, infra-estruturas de apoio e restauração ali instalados", realça o vice-presidente do Governo.

De acordo com Pedro Calado, os trabalhos deverão começar dentro de dias e irão decorrer ao longo de uma semana, permitindo reparar a área de talude danificada e reforçar, desta forma, a segurança de toda a frente mar da vila da Ponta Sol.

O objectivo, tal como afirmou o governante, “é realizar a obra num curto espaço de tempo e apenas por via marítima, em benefício da população e dos utilizadores daquela praia”.

Pedro Calado destaca que “este é mais um investimento do Governo Regional que, a exemplo de outros que foram realizados e que estão previstos naquele concelho, demonstram que não são necessários contratos-programa para que os ponta-solenses e aquele que visitam este concelho possam beneficiar da acção do Governo Regional, que tem cumprindo e vai continuar a cumprir as suas obrigações e competências”.

O importante, sublinhou o governante, “é que cada um e cada entidade desenvolva a sua acção de acordo com as suas competências, desenvolvendo o trabalho para o qual foram eleitos".

"O Governo Regional vai continuar, como até aqui, a seguir uma política efectiva de coesão territorial, que promove o desenvolvimento de todos os concelhos e da Região, independentemente das cores partidárias reinantes em cada um dos municípios”, acrescentou.

Calado, recorda ainda que, no caso concreto da Ponta do Sol,  “além do investimento que agora será concretizado, o Governo Regional, através da APRAM, procedeu, igualmente, à recuperação do cais da Ponta do Sol, um investimento superior a 700 mil euros”.

O Governo Regional da Madeira, disse ainda, “concretizou também e está a concretizar um conjunto de intervenções, de que é exemplo os investimentos da Empresa de Electricidade, que ascendem a três milhões de euros nos últimos três anos, permitindo a melhoria da rede, onde se destaca a subestação do Lombo do Meio, com um investimento global a rondar os dois milhões de euros, com melhoria na iluminação pública e no abastecimento à população de todo o concelho”.

"Se a todos estes investimentos juntarmos aqueles que foram executados e previstos no âmbito do Plano e Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento (PIDDAR) nos últimos seis anos", Pedro Calado diz que, “rapidamente, verificamos a aposta que o Governo Regional tem feito neste concelho, como tem feito noutros”.

Ao todo, “nos últimos seis anos, já foram executados ou estão em execução mais de 60 milhões de euros", aponta o governante.

A estes, somam-se, no âmbito do PIDDAR, "outros cerca de dois mil milhões de euros de investimentos em projectos intermunicipais e de âmbito regional", que também beneficiaram a Ponta do Sol nos últimos seis anos, vinca Calado.

O mais importante, reforça, “é que a população possa usufruir, como até aqui, de todos estes investimentos que o Governo Regional tem concretizado neste concelho. Se cada entidade fizer o seu trabalho, como é sua obrigação e competência, mais a população irá beneficiar”.

Fechar Menu