>
País

'Start-up' Bloq.it faz parceria com Sonae Sierra para cacifos inteligentes

None

A 'start-up' Bloq.it fechou uma parceria com a Sonae Sierra para o desenvolvimento de tecnologia para cacifos inteligentes que já estão em funcionamento no centro comercial Colombo, segundo um dos fundadores da empresa, João Lopes.

Em declarações à Lusa, o empreendedor referiu que esta solução passa por um 'software' "mais ou menos complexo" com uma aplicação, incluindo um código para levantar uma encomenda que está no cacifo e que foi comprada anteriormente.

"O objetivo disto é as pessoas poderem comprar diretamente ao lojista sem ter de entrar no 'shopping', estar em filas, interagir com outros", indicou João Lopes.

O projeto "está a funcionar no Colombo, estamos a adicionar algumas lojas e num processo de adoção por parte dos lojistas também", explicou.

A Bloq.it tem cerca de um ano e meio de atividade e começou com cacifos que serviam "essencialmente para as pessoas guardarem coisas", adiantou João Lopes, nomeadamente em praias ou festivais.

Mas, com a pandemia, estes locais públicos são agora menos frequentados e isso fez com que a 'start-up' alterasse os seus planos.

"Estamos apostados em mais tecnologia no retalho e em expandir a parceria com a Sonae Sierra", adiantou João Lopes, referindo que este mercado está praticamente por explorar em Portugal.

João Lopes deu conta ainda de um crescente interesse "em encomendas 'online' que se podem levantar em qualquer lugar", um segmento em que a empresa está a apostar.

A Bloq.it encontra-se agora a fechar uma segunda ronda de investimento, que, espera, atinja os 600 mil euros, valor que irá permitir contratar mais pessoas para a área tecnológica e de vendas. A empresa já tinha fechado uma ronda inicial de investimento, de um 'business angel' da Eslovénia, por um valor inferior.

Para o futuro, a 'start-up' espera crescer não só em Portugal, mas também no exterior, com planos de expansão para a América do Sul.

Fechar Menu