>
Madeira

CMF começou a substituir as últimas redes em fibrocimento

None

O presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF), Miguel Silva Gouveia, visitou, na freguesia do Monte, as obras de substituição da rede de água em fibrocimento que abrange o Caminho das Babosas e o Caminho da Lombada.

Este investimento de 560 mil euros, representa a última grande empreitada de substituição de redes de fibrocimento do concelho e tem um prazo de execução de 300 dias, informa a CMF.

As obras que arrancaram na passada segunda-feira, dia 20 de Julho, procuram assim substituir os últimos 1,5 km de rede em fibrocimento ainda existentes, e compreendem, numa primeira fase, o Caminho das Babosas, entre o Caminho de Ferro do Monte e o Caminho do Monte com a duração aproximada de 15 dias. Posteriormente, numa segunda fase, são realizadas obras no Caminho das Babosas, entre o  Caminho do Monte e o Caminho do Desterro, e no Caminho da Lombada, entre o Largo das Babosas, Rua Padre Manuel Romero Rua de Aveiro e o Caminho do Lombo, fazendo ligação a uma obra já concluída no Miradouro da Tabaiba.

"Estas intervenções têm vindo a substituir as antigas redes em fibrocimento, redes estas com mais de 50 anos e que actualmente face à sua fragilidade e degradação constituem um foco de grandes roturas e perdas significativas de água potável. Preocupava-nos igualmente o facto das redes conterem materiais em fibras de amianto, nocivo para a saúde pública, e que agora estamos a abolir definitivamente das redes de água do Funchal". Miguel Silva Gouveia, presidente da CMF

Estas intervenções compreendem também a construção de cerca de 560 ligações domiciliárias, instalação de válvulas reguladoras de pressão e de hidratantes para a rede de incêndio, que irá permitir adequar esta nova infraestrutura aos novos equipamentos que os Bombeiros Sapadores do Funchal e Bombeiros Voluntários Madeirenses têm para o combate a incêndios.

O presidente conclui que “o Funchal está assim a terminar um projecto muito importante na salvaguarda da saúde dos nossos munícipes e na defesa de um recurso natural que infelizmente não é inesgotável, que é água. A modernização das redes de água potável do nosso concelho são uma realidade e este Executivo continuará a apostar e a trabalhar em soluções que melhorem o quotidiano e a qualidade de vida de todos os funchalenses”.

Ao longo dos próximos meses estas intervenções vão proporcionar condicionamentos e alterações ao trânsito entre o Caminho das Babosas e o Caminho da Lombada. A Autarquia agradece a compreensão e a habitual colaboração no cumprimento da sinalização temporária existente no local.

Fechar Menu