>
Madeira

Madeira é a 2.ª região do país onde existem menos casas com ar condicionado

Só 6,7% das casas à venda ou para arrendar na Madeira têm ar condicionado, indica estudo do 'idealista'

None

No todo nacional, existem mais casas para arrendar com sistema de refrigeração do que para venda

Em pleno Verão e com o País a atravessar uma onda de calor, só 17,8% das casas em Portugal têm sistema de ar condicionado, revela segundo um estudo publicado pelo idealista, o marketplace imobiliário de Portugal.

Estes dados resultam da  análise de mais de 300 mil casas à venda e em arrendamento anunciadas na sua base de dados a 14 de Julho de 2020.

Radiografia do País

Segundo o idealista, Faro é a cidade que apresenta mais casas com ar condicionado anunciadas para venda e arrendamento (36,9%), seguindo-se na lista Viseu (30,6%), Braga (25,8%), Lisboa (21,2%) e Coimbra (20,8%), por esta ordem.

No Porto só 15,7% dos imóveis anunciados para venda e arrendamento têm ar condicionado, menos que a média nacional (17,8%).

Em sentido contrário encontra-se Bragança, que é a cidade portuguesa com menos casas anunciadas para venda e arrendamento equipadas com ar condicionado (4,4%). Guarda e Vila Real (4,8% e 5,2%, respectivamente) completam o pódio. 

Por regiões, é no Algarve onde existe uma maior percentagem de casas climatizadas através de A/C anunciadas para venda e arrendamento (37,3%). Seguem-se Lisboa (18,6%), Alentejo (15,9%), Norte (12,9%), Centro (10%) e Madeira (6,7%). Na cauda da tabela encontram-se os Açores (4,2%). 

O caso madeirense

No caso da Região Autónoma da Madeira, o estudo indica que só 6,7% das casas à venda ou para arrendar na Madeira têm ar condicionado.

Além disso, a Madeira é a segunda região do país onde existem menos casas com sistema de refrigeração.

Diferenças entre venda e arrendamento em Portugal

No parque habitacional português, diz o idealista que a diferença entre as casas climatizadas à venda e para arrendar é significativa, ganhando vantagem o arrendamento.

Das casas disponíveis para arrendar, 19,7% conta com esta comodidade, enquanto as casas que se encontram para venda apenas 17,7% têm ar condicionado.

Por cidades, 22,1% das casas para arrendar em Lisboa dispõem de ar condicionado, já para comprar, 20,9%.

O mesmo acontece em Évora (arrendamento: 23,5%; venda: 9%), Santarém (arrendamento: 21,1%; venda: 7,6%), Leiria (arrendamento: 14,5%; venda: 6,6%) e Faro (arrendamento: 40,7%; venda: 36,8%).

Por outro lado, 21,8% das casas que se vendem em Coimbra dispõem de sistema de climatização, enquanto para arrendar apenas 11,1% contam com esse extra. Em Braga a situação é idêntica, existem mais casas à venda com ar condicionado (26,5%) do que para arrendar (16%).

Em Beja, Bragança, Guarda, Portalegre e Vila Real, nenhuma das casas que se encontram para arrendar têm ar condicionado.

Fechar Menu