>
Madeira

PSD diz que governo assegura “totalidade do salário” aos trabalhadores em ‘lay-off’

None

Na véspera da discussão do Orçamento Regional Suplementar para 2020, o grupo parlamentar do PSD destacou o complemento social regional para os trabalhadores em situação de ‘lay-off’, que permite a retribuição por inteiro.

“O ‘lay-off ‘implica, em circunstâncias normais, uma redução da retribuição. Apenas é pago o equivalente a dois terços do vencimento e o Governo Regional, com esta medida, permite que os trabalhadores, com salários até duas vezes o salário mínimo regional, ou seja até 1301,76 euros possam receber a totalidade da sua retribuição”, afirmou Brício Araújo, numa iniciativa realizada hoje no centro do Funchal. Segundo o deputado, trata-se de uma “compensação pela perda de rendimentos que coloca os trabalhadores na situação em que se encontrariam se estivessem a trabalhar”.

Para o social-democrata, esta é uma medida que implica um esforço financeiro mensal do Governo Regional, na ordem dos oito milhões de euros previsto para os meses de Julho e Agosto, num esforço que ascende aos 16 milhões de euros. 

“É uma medida muito importante para os madeirenses, tendo em conta que temos uma forte dependência de sectores específicos, o que também implica que tenhamos muitos madeirenses em situação de ‘lay-off’ relativamente aos quais temos de ter uma atenção muito especial”, disse, ressalvando que todo o contexto em que se vive, de pandemia, exige medidas transversais. “O Governo Regional tem tomado diversas medidas, não só de contenção e controlo da pandemia, mas também medidas específicas de retoma da nossa economia e dos sectores mais importantes para a nossa região”, que serão “determinantes para os desafios que temos pela frente”.

Fechar Menu