>
5 Sentidos

Luís Onofre reeleito presidente da APICCAPS

O designer português é hoje, reeleito Presidente da Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos para novo mandato de três anos

None

Luís Onofre volta a liderar a APICCAPS, com sede no Porto, fundada em 1975 e que representa toda a indústria do calçado em Portugal que inclui ainda a Indústria de componentes para calçado, Indústria de artigos de pele e Indústria e comércio de bens equipamentos). 

“Estas eleições ocorrem precisamente num momento excepcional das nossas vidas. Ainda que esteja por apurar, com rigor, o impacto da pandemia na economia mundial e nas nossas empresas, sabemos de antemão que teremos um grande desafio pela frente”, sublinhou Luís Onofre. 

Para o reeleito Presidente da APICCAPS, “numa altura em que o tema da reindustrialização voltou à agenda europeia, importa que Portugal crie condições para se afirmar, em definitivo, como líder no desenvolvimento de soluções integradas para o cluster do calçado”.

Constituída por mais de 1762 empresas responsáveis por 44.161 postos de trabalho, a indústria do calçado e artigos de pele exporta mais de 90% da sua produção, o equivalente a 2.044 milhões de euros no final de 2019.  

Na última década, as exportações do calçado e artigos de pele aumentaram 55%. Os cenários actuais são menos optimistas, uma vez que se estima que o consumo mundial de calçado possa cair 22,5% este ano, de acordo com dados do World Footwear.

A produção de calçado e artigos de pele em Portugal distribui-se maioritariamente por dois polos: por um lado os concelhos de Felgueiras e Guimarães e por outro, Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis e São João da Madeira. Em conjunto, estes cinco concelhos representam mais de três quartos do emprego sectorial que, na última década, registou sinais muito positivos, com a criação de 6.648 postos de trabalho (crescimento superior a 20%). Mais a sul, na zona da Benedita, encontra-se outro polo do sector que, ainda que apresente menor expressão quantitativa, continua a ser muito relevante.    

Fechar Menu