>
Madeira

“Não devemos ‘embandeirar em arco’”, avisa Albuquerque

Apesar da favorável situação epidemiológica que se vive na Região com a pandemia da Covid-19, o presidente do Governo Regional adverte para o risco das euforias e deixa o aviso: “Não devemos ‘embandeirar em arco”.

Embora considere que até agora “as coisas têm corrido bem”, a nova fase de reabertura do Aeroporto da Madeira, agora também aos voos internacionais – esta tarde recebe dois voos provenientes da Alemanha - e o regresso das ligações nacionais para o Aeroporto de Porto Santo – chega hoje o primeiro voo de Lisboa em mais de dois meses -, Miguel Albuquerque aconselha prudência, lembrando que “mesmo com os testes [aos passageiros desembarcados], corremos riscos. Não posso mentir à população. Corremos riscos [porque] há sempre riscos de termos o início de uma cadeia [de transmissão]”, admitiu. Ainda assim regista que neste momento a Madeira “tem uma vantagem. É que independentemente desse risco é um risco controlado”, não apenas por ser exigido teste à Covid-19 à generalidade dos viajantes, mas também porque todas as entradas no Arquipélago estão sujeitas a monitorização.

A testagem e o acompanhamento “dá-nos uma vantagem em termos de segurança de saúde pública na Madeira. Agora eu não ‘embandeirava em arco’. Vamos aguardar, ver como é que as coisas [acontecem]. Por enquanto estão a correr bem. Fico satisfeito porque as expectativas estão mais ou menos de acordo com aquilo [que esperávamos]”, salientou, à margem da visita realizada hoje a uma exploração agrícola no Estreito e Câmara de Lobos.

Ontem, dia de estreia da nova fase no Aeroporto da Madeira, mais de metade dos passageiros desembarcados, todos em voos nacionais com Lisboa, Porto e Ponta Delgada, chegaram sem o teste PCR.

Dos cerca de 270 testes realizados a quem desembarcou pela ‘via azul’, “todos deram negativo” o que é “positivo”, sublinhou. Apesar da espera a que foram sujeitos para realizar o teste, Albuquerque considera que “regra geral” os serviços funcionaram bem, lembrando que esta é uma fase sujeita a alguns acertos nos procedimentos implementados.

Presidente do Governo que não escondeu particular expectativa com a dupla operação charter vinda da Alemanha que esta tarde aterra em Santa Cruz quase em simultâneo – voos de Dusseldorf e Frankfurt, com chegadas previstas para as 16:30 e 16:50. Expectativa não apenas na resposta a ser dada pelos profissionais de saúde, mas também em saber o número de turistas alemães que irão desembarcaram neste retomar das ligações aéreas com um dos principais mercados emissores de turismo para a Madeira.

“Não quero nenhuma euforia. Neste momento temos que manter as regras de distanciamento, de higienização, o uso de máscara” convicto que os madeirenses e porto-santenses “já interiorizaram que isso tem de ser feito”, sublinhou.

Para Albuquerque a prevenção é a melhor defesa. Recusa por isso “minimizar” o risco com a abertura do aeroporto, mas também lembra que “tudo temos feito para que esse risco seja mínimo”, concretizou.

Fechar Menu