>
Mundo

Detido homem suspeito do incêndio na Catedral de Nantes

None
Foto Shutterstock

Um homem foi detido pela polícia por suspeita de ser o responsável pelo incêndio na Catedral de Nantes, em França, que ocorreu no sábado de manhã, destruindo o órgão principal.

O homem, de 30 anos, é voluntário na diocese e estava encarregue de fechar a catedral na sexta-feira à noite, segundo informações divulgadas hoje pela agência de notícias EFE.

O alegado culpado está detido desde sábado enquanto a polícia tenta clarificar as incoerências das explicações que deu sobre a forma como usou o tempo ou sobre como fechou a Basília.

As primeiras investigações revelaram que não foi forçada qualquer entrada para aceder à igreja.

Os bombeiros foram alertados pouco antes das 8:00 (7:00 em Lisboa) para um fogo na Catedral de Nantes que por volta das 10:00 (09:00 em Lisboa) já estava controlado.

Pouco depois o Procurador da República de Nantes anunciou que tinha sido aberta uma investigação por incêndio voluntário.

"Ainda não é possível tirar conclusões, porque são precisas muitas investigações que poderão trazer novos elementos", afirmou o procurador Pierre Sennès.

O responsável decidiu avançar para a investigação depois de ter conhecimento de que havia três focos diferentes de fogo: um na zona do órgão e outros dois na nave.

O fogo destruiu o órgão da catedral gótica e a plataforma sobre a qual se situava ameaçava ruir, segundo informações do responsável dos bombeiros, Laurent Ferlay.

No entanto, Sennès voltou a mostrar prudência e a sublinhar que ainda é prematuro tirar conclusões neste momento das investigações.

A catedral já tinha sido alvo de um incêndio em 1972, cujos trabalhados de recuperação terminaram em 1985.

Fechar Menu