>
Coronavírus País

Primeiro bebé infectado com covid-19 durante a gravidez em Portugal é uma menina e tem sintomas

Mãe e filha estão nos cuidados intensivos do Hospital Francisco Xavier em Lisboa, onde a criança nasceu, há cerca de duas semanas, revela o jornal Expresso deste sábado

None

O primeiro bebé no país infectado com o novo coronavírus durante a gravidez nasceu há cerca de duas semanas no Hospital Francisco Xavier em Lisboa.

Trata-se de uma menina, prematura (com 34 semanas e dois dias), e que apresentava à nascença sintomas graves associados à covid-19, como pneumonia e falta de ar. A notícia foi avançada, este sábado, 18 de Julho, pelo Expresso.

Segundo o jornal, a recém-nascida foi ventilada e internada nos cuidados intensivos, onde ainda permanece. Apesar de a bebé estar a recuperar, continua a testar positivo para o vírus SARS CoV-2, sendo que a mãe também também está internada, acrescenta o semanário.

O artigo revela ainda que ao todo, já nasceram mais 130 crianças em Portugal de mães infectadas.

O primeiro parto aconteceu a 17 de Março, no Hospital de São João. Na maioria dos casos, as mães não apresentavam sintomatologia no momento do parto. Este é, no entanto, o primeiro caso de infecção com novo coronavírus ocorrido durante a gravidez.

 "Existem provas de que houve transmissão vertical congénita in utero, através de uma amostra de sangue retirada da criança, muito pouco tempo após o nascimento".

A afirmação é da médica e presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, de que faz parte o São Francisco Xavier.

Em todo o mundo, são conhecidos apenas cerca de uma dezena de casos idênticos. O caso português está agora a ser acompanhado pelo Instituto Ricardo Jorge e em breve será publicado numa revista internacional da especialidade.

Fechar Menu