>
Mundo

Rússia anuncia reabertura parcial das fronteiras do país

Foto Arquivo/EPA/SERGEI ILNITSKY
Foto Arquivo/EPA/SERGEI ILNITSKY

As autoridades russas anunciaram hoje uma reabertura parcial das fronteiras do país, que avança no levantamento de algumas restrições em vigor para combater a pandemia do novo coronavírus, que causa a doença covid-19.

O primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, disse hoje que viajar para o estrangeiro com o objetivo de trabalhar, estudar, receber tratamento médico ou cuidar de familiares será permitido.

Mishustin disse que a Rússia também permitirá a entrada de estrangeiros que procuram tratamento médico ou cuidar de familiares.

Entretanto, não ficou claro qual a data exata para esta reabertura parcial entrar em vigor.

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, disse aos jornalistas que ainda não há uma data definida para o retomar dos voos internacionais, que foram interrompidos no final de março.

No mês passado, o Presidente russo, Vladimir Putin, pediu o levantamento gradual das restrições impostas devido ao combate à pandemia, dizendo que a Rússia conseguiu desacelerar a propagação da doença.

As autoridades de saúde do país, no entanto, têm relatado cerca de 9.000 novas infeções diariamente desde meados de maio e alguns especialistas estão preocupados que a redução das restrições de confinamento possa ser prematura.

A Rússia já confirmou mais de 476 mil casos de infeção pelo novo coronavírus e mais de 5.900 mortes.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 402 mil mortos e infetou mais de sete milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo o balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Fechar Menu