>
Mundo

Minneapolis acolhe hoje cerimónia em memória de afro-americano morto

Autópsia revela que George Floyd testou positivo à covid-19 em Abril

Foto EPA
Foto EPA

Minneapolis, cidade norte-americana no Estado de Minesota, é hoje palco de uma cerimónia em memória de George Floyd, um afro-americano de 46 anos, morto a 25 de Maio, sob custódia da polícia.

A cerimónia começa às 12 horas locais e vai permitir à população local lembrar a morte de Floyd, que aconteceu depois de um polícia branco lhe ter pressionado o pescoço com um joelho durante cerca de oito minutos numa operação de detenção, apesar de a vítima dizer que não conseguia respirar.

Desde a divulgação das imagens nas redes sociais, têm-se sucedido os protestos contra a violência policial e o racismo em dezenas de cidades norte-americanas, algumas das quais foram palco de actos de pilhagem.

Pelo menos 9 mil pessoas foram detidas e o recolher obrigatório foi imposto em várias cidades, incluindo Washington e Nova Iorque.

Os quatro polícias envolvidos no incidente foram despedidos, e o agente Derek Chauvin, que colocou o joelho no pescoço de Floyd, foi detido, acusado de assassínio em terceiro grau e de homicídio involuntário.

A morte de Floyd ocorreu durante a sua detenção por suspeita de ter usado uma nota falsa de 20 dólares (18 euros) numa loja.

George Floyd testou positivo à covid-19 em Abril

Uma autópsia completa a George Floyd, morto às mãos da polícia dos EUA, foi divulgada esta quarta-feira e fornece novos detalhes, entre eles que o afro-americano testou positivo à covid-19 em Abril.

O relatório de 20 páginas divulgado pelo Departamento de Medicina Legal do condado de Hennepin foi divulgado com a permissão da família e depois do médico legista ter divulgado conclusões sumárias na segunda-feira, concluindo que Floyd teve um ataque cardíaco ao ser imobilizado pela polícia e classificando a sua morte a 25 de Maio de homicídio.

O relatório revelou que Floyd testou positivo para a covid-19 a 3 de Abril, mas que parecia assintomático. No relatório também se observa que os pulmões de Floyd pareciam saudáveis, mas apresentava um estreitamento das artérias no coração.

O anterior relatório, mais resumido, listou intoxicação por fentanil (um opiáceo) e uso recente de metanfetaminas, mas sem relacionar este dado com a causa de morte.

As notas de rodapé do relatório completo observaram que os sinais de toxicidade do fentanil podem incluir “depressão respiratória grave” e convulsões.

Fechar Menu