>
Mundo

Egipto abre mesquitas mas mantém proibição de oração de sexta-feira

O primeiro-ministro do Egito anunciou hoje a reabertura das mesquitas e igrejas a partir de sábado, entre outras medidas de alívio das restrições, apesar do país registar um aumento das infeções pelo novo coronavírus nas últimas semanas.

Mustafa Madbouly adiantou, no entanto, que se mantém a proibição das orações de sexta-feira para os muçulmanos e a das missas de domingo para os cristãos.

O chefe do Governo disse ainda que restaurantes, cafés, clubes e teatros podem reabrir com 25% da capacidade, bem como que os transportes públicos e privados poderão funcionar durante mais quatro horas, até à meia-noite. O recolher obrigatório noturno é levantado.

Madbouly indicou que as praias e parques egípcios continuarão encerrados.

O alívio das restrições é anunciado apesar do número diário de novos casos de covid-19 ter ultrapassado várias vezes o milhar nas últimas semanas no Egito.

O país árabe mais populoso registou até agora cerca de 57.000 casos, incluindo 2.278 mortes.

A pandemia de covid-19, transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro em Wuhan (China), já provocou mais de 472 mil mortos e infetou mais de 9,1 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo um balanço da agência France Presse.

Fechar Menu