>
Mundo

Primeiro-ministro italiano pede cautela à população na fase de desconfinamento

Foto EPA/MAURIZIO BRAMBATTI
Foto EPA/MAURIZIO BRAMBATTI

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, voltou a pedir cautela à população, lembrando que a chamada “fase dois”, o desconfinamento gradual que a Itália inicia na segunda-feira, não significa “libertar todos”.

“Estamos a entrar na ‘fase dois’ da emergência graças ao poderoso esforço coletivo. Essa nova fase custou-nos enormes sacrifícios e é por isso que não pode ser entendida como um ‘libertar todos’”, disse Giuseppe Conte em entrevista ao jornal La Stampa, hoje divulgada.

Na entrevista, o chefe do Governo sublinhou: “o vírus continua a circular entre nós, ainda estamos no meio de uma pandemia”.

A Itália, com 28.710 mortos, segundo os últimos dados, e mais de 209.000 casos, entra na segunda-feira numa nova fase, com o levantamento gradual das restrições ao movimento das pessoas e a retoma da atividade económica.

Na segunda-feira, 4,5 milhões de pessoas, que estiveram confinadas em casa, voltarão a trabalhar na indústria e na manufatura e também nos setores da construção e comércio.

A estes juntam-se os negócios essenciais que nunca fecharam, como alimentação, farmácias ou postos de gasolina, e ainda as livrarias e papelarias que abriram em meados de abril.

O primeiro-ministro confirmou na entrevista que estão a ser estudados incentivos para os pais que trabalham, mas que têm de ficar a cuidar dos filhos, bem como para o turismo nacional, entre outros.

Assegurou ainda que pedirá “pessoalmente” aos principais gestores dos bancos que acelerem a entrega de fundos para pequenas empresas e trabalhadores por conta própria, conforme previsto no decreto, para lhes conceder liquidez durante esta crise.

“Há uma garantia do Estado: não podemos permitir esses atrasos”, disse Conte, referindo-se às reclamações recebidas.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 241 mil mortos e infetou cerca de 3,4 milhões de pessoas em 195 países e territórios do mundo.

Mais de um milhão de doentes foram considerados curados.

Fechar Menu