>
Mundo

Lufthansa perto de um acordo para uma ajuda do Estado alemão

Foto Christof STACHE / AFP
Foto Christof STACHE / AFP

A principal companhia aérea da Europa, a Lufthansa, disse hoje estar perto de alcançar um acordo de auxílio por parte do Estado alemão depois de este ter ameaçado cessar o pagamento, devido ao impacto do novo coronavírus.

“Temos discussões intensas e construtivas com o Governo alemão” e “em nossa opinião essas discussões podem ser concluídas num futuro próximo”, disse a direção da companhia numa mensagem enviada aos funcionários e à qual a agência de notícias francesa France Presse (AFP) teve acesso.

“O apoio do Estado alemão seria um passo essencial para garantirmos nosso futuro” e fazer com que os aviões descolassem novamente, acrescentou a direção da companhia aérea, numa altura em que as negociações pareciam ter ficado bloqueadas nos últimos dias.

As negociações, que duram há várias semanas, dizem respeito a uma ajuda total de 10 mil milhões de euros, segundo o semanário Der Spiegel publicado neste fim de semana.

Contudo, o Estado exige contrapartidas, já que pretende deter 25,1% do capital da empresa mas ter voz nas decisões, acrescenta o jornal.

A administração da Lufthansa recusa-se a ser influenciada pelos poderes políticos dos países em que atua -- Alemanha, Áustria, Suíça e Bélgica --, na condução dos negócios.

Na Suíça, o Governo garantirá 1,2 mil milhões de euros de empréstimos às subsidiárias suíças da Lufthansa, a Swiss e Edelweiss.

Na Áustria, a Austrian Airlines (AUA), uma subsidiária da Lufthansa, pediu na terça-feira um auxílio público de 767 milhões de euros para superar o impacto da epidemia de Covid-19.

A Lufthansa realizará uma assembleia-geral na terça, por meios virtuais.

Fechar Menu