>
Madeira

Carlos Pereira desmente atribuição de verbas do Estado aos Açores e não à Madeira

O deputado do Partido Socialista-Madeira à Assembleia da República Carlos Pereira afirma ser mentira a atribuição de um apoio de 43 milhões de euros do Estado à Região Autónoma dos Açores e nada à Região Autónoma da Madeira, tal como foi ontem noticiado e veiculado pelos seus congéneres social-democratas.

O deputado socialista vinca que esta informação é falsa e que “não há 43 milhões do Estado para os Açores”. Afirma mesmo ser “lamentável e preocupante que deputados da Assembleia da República partilhem a notícia, assumindo que há dinheiro do Estado para os Açores e não para a Madeira e não explicando à população que não há nada de novo”. Tal como refere, o governo dos Açores fez um programa para ajudar as empresas e foi autorizado pela Comissão Europeia, pelo que é “desonesto” os deputados social-democratas não terem explicado isso.

“Gente com responsabilidade não pode falar sem saber o que diz”, avisa Carlos Pereira, criticando estes “jogos de iludir” e frisando que o que é preciso é assegurar soluções para apoiar os madeirenses. “Isto é entretenimento partidário”, declara, sublinhando que “amplificar maus entendidos não ajuda a Madeira”.

O parlamentar socialista esclarece que o que aconteceu é que a Região Autónoma dos Açores preparou um programa de 43 milhões de euros para apoiar as suas empresas com fundos perdidos e ultrapassando auxílios de Estado, vincando que se trata de dinheiro dos fundos dos Açores e não da República. Contudo, explica, “como o programa dos Açores altera regras de auxílios de Estado, teve de ser submetido à aprovação da Comissão Europeia e essa autorização é feita pelo Estado”, pelo que é a esta entidade (Estado) que a resposta é dada.

Aliás, Carlos Pereira lembra que quando a Região lançou a linha de crédito teve de fazer a mesma coisa.

Fechar Menu