>
Madeira

Votação para distinguir Assembleia Municipal Jovem do Funchal a nível nacional decorre até domingo

A Assembleia Municipal Jovem do Funchal foi seleccionada como finalista a nível nacional da 5.ª edição do Prémio de Boas Práticas de Participação, promovido pela Rede de Autarquias Participativas, isto depois de, no ano passado, o Funchal ter sido o grande vencedor do prémio, com os Núcleos Locais de Protecção Civil.

A Assembleia Municipal Jovem foi uma das práticas melhor classificadas pela avaliação do júri e passou à fase de votação pública, que termina este domingo, dia 31 de Maio, na página ‘Portugal Participa’, através do link http://www.portugalparticipa.pt/Candidatura/RegisterVote2. Todos os participantes devem votar em duas práticas e a decisão quanto ao vencedor e à menção honrosa atribuída ao segundo lugar será tomada tendo por base a pontuação atribuída pelo júri e os resultados da votação pública, tendo cada uma delas um peso de 50%.

Este galardão destina-se aos membros da Rede de Autarquias Participativas e representa um incentivo à implementação, disseminação e valorização de práticas inovadoras de democracia participativa ao nível local. São recebidas, todos anos, práticas candidatas de todo o país, tendo as mesmas sido analisadas este ano por um júri constituído pela Secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa, a Agência para a Modernização Administrativa, a Associação Oficina, o Centro de Estudos Sociais e o Observatório Internacional de Democracia Participativa.

A Assembleia Municipal Jovem do Funchal foi criada pelo actual executivo em 2015, com o intuito de permitir que os jovens do 3º Ciclo do Ensino Básico pudessem apresentar propostas para a cidade, que fossem desenvolvidas nas respetivas escolas ao longo do ano. A Assembleia é deliberativa, ou seja, conta sempre com um orçamento próprio de 10 mil€ no sentido de executar a proposta vencedora, e até hoje, entre os projectos já executados, contam-se a adaptação do Ginásio Municipal de São Martinho à prática de Boccia, a criação de um espaço de bookcrossing no Parque de Santa Catarina, com vista à promoção da troca voluntária de livros entre os cidadãos, e obras de beneficiação no Canil Municipal do Vasco Gil, que passou a contar com um gatil.

Fechar Menu