>
Mundo

Espanha com 276 mortes nas últimas 24 horas supera os 25.000 óbitos

Espanha registou, nas últimas 24 horas, 276 mortes devido à pandemia de covid-19, o terceiro dia abaixo dos 300, havendo até agora um total de 25.100 óbitos, segundo as autoridades sanitárias do país.

De acordo com o Ministério da Saúde espanhol, há 1.147 novos casos positivos, elevando para 216.582 o total de infetados confirmados pelo teste PCR, o mais fiável na deteção do vírus.

Os números diários indicam ainda que, nas últimas 24 horas, há 2.572 pessoas curadas, sendo o total de 117.248 desde o início da pandemia.

A tendência geral nos últimos dias tem sido de diminuição do número de casos positivos e de mortes associados à covid-19, com o número de curados a aumentar e um alívio de todo o sistema de internamento hospitalar.

A partir de hoje, os maiores de 14 anos podem sair à rua para passear e praticar desportos individuais uma vez por dia, respeitando horários e distâncias de segurança.

Esta medida de alívio do confinamento junta-se à tomada no passado fim de semana que autorizou a saída à rua dos menores até aos 14 anos.

O Ministério da Saúde espanhol estabeleceu faixas horárias também para a saída dos que têm uma idade superior a 70 anos e as condições em que se podem realizar.

Entretanto, o maior hospital de campanha montado no início da crise na Feira Internacional de Madrid fechou as suas portas na sexta-feira, 40 dias depois de ter começado a receber os primeiros pacientes.

Uma cerimónia para assinalar esse encerramento abriu uma controvérsia, depois de várias centenas de pessoas, políticos, pessoal de saúde e jornalistas terem participado no evento sem qualquer medida de distanciamento social.

Apesar da melhoria da situação, o Governo espanhol deverá propor na terça-feira o prolongamento por mais duas semanas do estado de emergência em vigor desde 15 de março até 09 de maio.

A decisão final deve ser tomada pelo parlamento na próxima quarta-feira não tendo o executivo minoritário formado por uma coligação entre o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) e o Unidas Podemos (extrema-esquerda) ainda garantidos os votos necessários para a sua aprovação, depois de a maior formação da oposição, o Partido Popular (direita), ter levantado dúvidas sobre o seu apoio.

Espanha é o segundo país com mais mortos com a pandemia por cada milhão de habitantes (531 óbitos), depois da Bélgica (670) e antes da Itália (467), Reino Unido (405) e França (377), numa lista em que os Estados Unidos têm 199 e Portugal 99.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 235 mil mortos e infetou mais de 3,3 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Face a uma diminuição de novos doentes em cuidados intensivos e de contágios, alguns países começaram a desenvolver planos de redução do confinamento e em alguns casos a aliviar diversas medidas.

Fechar Menu