>
5 Sentidos

Iniciativa ‘Visitas Cantadas’ estreia esta quarta-feira com Vânia Fernandes

A iniciativa ‘Visitas Cantadas’, do Governo Regional, através da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, estreia-se, esta quarta-feira, 20 de Maio, no canal Youtube ‘Cultura Madeira’ e nas plataformas digitais dos museus, com a cantora Vânia Fernandes.

Após uma semana de gravações nos museus, o público vai poder visitar espaços on-line, com o apoio de dez artistas.

O secretário regional de Turismo e Cultura, que assistiu às gravações, está satisfeito com o resultado.

“Em boa hora, avançámos com este projecto, e que curiosamente surpreende, mesmo para quem conhece os nossos museus. As músicas e as interpretações dos artistas que participam, dão-nos outro olhar, outra forma de sentir os espaços, as peças de arte, os salas e os jardins, aguçando a curiosidade em visitar os nossos museus. E o facto de termos artistas com várias faixas etárias, a partir dos 18 anos, sendo que alguns deles, não conheciam os nossos espaços, tem sido curioso verificar as imensas partilhas que têm feito nas redes sociais, o que nos leva a concluir que esta iniciativa vai também atrair a camada mais jovem, a visitar os nossos museus”, disse.

Eduardo Jesus considera ainda que esta foi também uma forma de apoiar os músicos que ficaram privados de exercer a sua actividade devido às contingências impostas pela pandemia e, ao mesmo tempo, manter os espaços dinamizados.

Até ao dia 29 de Maio, serão apresentadas diariamente as canções de cada um dos músicos.

Recorde-se que Vânia Fernandes interpreta duas músicas portuguesas, no MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira, espaço que recentemente apresentou a exposição virtual 360º ‘O principio do (In)visível’, na sua plataforma digital.

De referir ainda que ‘Visitas Cantadas’ conta com a realização de Eduardo Costa, produção de Maria da Paz Rodrigues, som de Luís Nunes e instrumental de Paulo Ferraz.

Participaram também os artistas Marta Rodrigues, Cristina Barbosa, Tiago Sena Silva, Lidiane Duallibi, Vânia Baganho, Diana Duarte, Miguel Pires, Sofia Almeida e Sofia Ferreira.

Fechar Menu