>
Mundo

Bulgária, Grécia e Sérvia abrem fronteiras entre si em Junho

Foto EPA
Foto EPA

Bulgária, Grécia e Sérvia anunciaram hoje que fecharam um acordo para que os respetivos cidadãos possam movimentar-se livremente nos três territórios, sem necessidade de quarentena, para potenciar o turismo e as relações económicas.

“A passagem nas fronteiras vai realizar-se simplesmente com o viajante a assinar uma declaração com os seus dados pessoais em que indica que não tem sintomas [de covid-19] e que está informado da situação epidemiológica”, explicou o primeiro-ministro búlgaro, Boiko Borisov.

O anúncio foi feito após uma reunião por videoconferência entre os chefes de governo da Bulgária, da Sérvia, Alexander Vucic, e da Grécia, Kiriakos Mitsotakis, além do primeiro-ministro da Roménia, Ludovic Orbán, país que deverá juntar-se em breve a este acordo, esperando apenas a aprovação pelo parlamento.

Borisov explicou que o acordo de liberdade de movimento dos cidadãos dos três países visa facilitar o turismo, os negócios e os contactos familiares, além dos já contemplados transportes humanitárias e de mercadorias.

A 01 de junho, data da entrada em vigor do acordo, os quatro primeiros-ministros vão encontrar-se na cidade búlgara de Varna, para preparar “a recuperação do turismo entre os quatro países”, condicionada “ao respeito por todas as medidas de segurança higiénica e de contenção da expansão do novo coronavírus”.

Borisov disse ainda que a Bulgária está a negociar acordos semelhantes com a Alemanha e a Áustria.

Fechar Menu