>
Desporto

Liga italiana regressa em 14 de Junho se curva de contágios continuar a descer

Foto AFP
Foto AFP

A Liga italiana de futebol, suspensa desde março, devido à pandemia de covid-19, poderá ser retomada em 14 de junho, caso a curva epidemiológica no país continue a descer, informou hoje o ministro transalpino do Desporto.

“Todos esperamos que o futebol possa ser retomado o quanto antes, mas, neste momento, ainda não temos total segurança para o fazer, como já referiu o primeiro-ministro. Se a curva de contágios continuar a baixar, como desejamos, então, sim, será possível apontar 14 de junho como a data para recomeçar a Serie A”, afirmou Vincenzo Spadadora à agência de notícias Italpress.

De resto, Spadafora referiu que a retoma do campeonato italiano terá de ser feita “de forma gradual, atuando com cuidado e responsabilidade”.

Na segunda-feira, a Federação Italiana de Futebol (FIGC) anunciou que a Serie A, tal como a Taça de Itália, vão continuar suspensas até 14 de junho, depois de o governo italiano ter prolongado a proibição da realização de eventos desportivos no país até 14 de junho.

Entretanto, os clubes retomaram os treinos individuais em 04 de maio, enquanto aguardam pela autorização do governo para recomeçar o trabalho coletivo, que estava agendado para esta segunda-feira, mas acabou por ser adiado, uma vez que os clubes da Serie A não concordaram com algumas das medidas que constavam do protocolo sanitário elaborado pela Comissão Técnico-Científica.

Um desses pontos está relacionado com a obrigação de todos os membros de uma equipa serem colocados em quarentena, caso um elemento do plantel seja diagnosticado com covid-19.

“Um caso positivo entre os jogadores poderia prejudicar a saúde de todos, incluindo funcionários do clube. Não é uma questão meramente desportiva. Compreendo que uma nova paragem poderia prejudicar bastante o desenrolar da competição. Por isso mesmo, estamos a estudar todas as possibilidades. O objetivo não é apenas recomeçar a competição, mas também que não seja cancelada”, vincou Spadafora.

A Liga italiana foi interrompida em 09 de março, quando estavam decorridas 26 jornadas, devido à crise de saúde pública motivada pela pandemia de covid-19, que já matou 32.007 pessoas entre mais de 226 mil casos de infeção em Itália.

Após a declaração de pandemia, em 11 de março, as competições desportivas de quase todas as modalidades foram disputadas sem público, adiadas - Jogos Olímpicos Tóquio2020, Euro2020 e Copa América -, suspensas, nos casos dos campeonatos nacionais e provas internacionais, ou mesmo canceladas.

Os campeonatos de futebol de França, Países Baixos, Bélgica e Escócia foram cancelados, enquanto outros países preparam o regresso à competição, com fortes restrições, como sucede em Inglaterra, Itália, Espanha e Portugal, que tem o reinício da I Liga previsto para 04 de junho, depois de a Liga alemã ter sido retomada no sábado.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 318 mil mortos e infetou mais de 4,8 milhões de pessoas em 196 países e territórios. Mais de 1,7 milhões de doentes foram considerados curados.

Fechar Menu