>
Madeira

Sara Cerdas não aceita cortes na política de coesão

Sara Cerdas está empenhada em garantir que não existem cortes na política de coesão, em particular nas Regiões Ultraperiféricas, tendo em conta o papel vital que estes fundos têm para a redução das iniquidades económicas, sociais, no emprego e na acessibilidade a oportunidades, e territoriais, no âmbito do próximo Quadro Financeiro Plurianual (QFP).

Durante a sessão plenária no Parlamento Europeu, realizada esta semana, a eurodeputada socialista reiterou que o Quadro Financeiro Plurianual (QFP), que irá vigorar entre 2021 e 2027, “deverá ter em atenção as políticas de desenvolvimento regional, salvaguardando os princípios defendidos pela Política de Coesão e tendo em atenção, de igual forma, a regime de excepção previsto para a defesa dos interesses das Regiões Ultraperiféricas, que desempenham um papel fundamental na União Europeia”.

A sessão plenária no Parlamento Europeu foi focada no debate e votação sobre o plano de contingência para o QFP. Face aos atrasos constantes na apresentação da proposta por parte da Comissão Europeia, Sara Cerdas considera “fundamental” a aplicação deste plano de contingência “para o caso de não se chegar a um acordo para a entrada em vigor do novo QFP a 1 de Janeiro de 2021”.

Segundo a eurodeputada madeirense, o novo plano de contingência “é uma resposta do Parlamento Europeu para transmitir segurança aos cidadãos europeus, mas é também um mecanismo para dar resposta imediata às consequências sociais e económicas provocadas pelo surto de Covid-19. Este plano provisório revela-se um instrumento essencial que vem também contribuir para a recuperação económica dos Estados Membros e das suas regiões”, refere.

A Comissão Europeia anunciou que irá apresentar brevemente a proposta revista do Quadro Financeiro Plurianual para 2021-2027, acompanhada de um instrumento de recuperação para fazer face às consequências da crise provocadas pelo COVID-19. O plano de contingência será votado esta sexta feira no Parlamento Europeu.

Fechar Menu