>
Madeira

Produção de energia eléctrica na Madeira aumentou no primeiro trimestre de 2020

A produção de energia eléctrica, estimada a partir dos dados de emissão de energia eléctrica fornecidos pela Empresa Electricidade da Madeira (EEM) aumentou 1,1% no 1.º trimestre de 2020, em termos homólogos.

Os dados divulgados pela Direcção Regional de Estatística da Madeira indicam que parte do trimestre em referência, particularmente a 2.ª metade de Março, foi influenciada por algumas medidas restritivas para controlo da pandemia Covid-19, pelo que também para este indicador revela-se útil a decomposição da variação trimestral por mês.

Assim, enquanto em Janeiro, a emissão de energia eléctrica cresceu 1,3% em termos homólogos, acelerando para 5,4% em Fevereiro, em Março observa-se um recuo de 3,0%.

Analisando o mix de produção da energia eléctrica emitida no período em referência - cujo total rondou os 212,0 Gigawatt hora (Gwh) - constata-se que, comparativamente ao período de Janeiro a Março de 2019, assistiu-se a uma menor preponderância das fontes hídrica (-21,9%) e dos resíduos sólidos urbanos (-17,2%) na produção de energia em detrimento das outras fontes.

Estas quebras foram compensadas pelos aumentos verificados na energia de origem eólica (+7,9%) e térmica (+4,0%), face ao período homólogo. Consequentemente, a fatia da energia total emitida com recurso a fonte térmica passou de 72,5% no 1.º trimestre de 2019 para 74,6% no trimestre em referência, o que significa que a quota de renováveis não ultrapassou os 25,4%.

Destaca-se ainda a preponderância que o gás natural tem vindo a assumir como fonte para a produção de energia eléctrica, concentrando 19,2% do total (17,4% no mesmo período em 2019), tendo-se verificado um aumento de 11,9% face ao período homólogo, na produção de electricidade a partir desta fonte.

Fechar Menu