>
País

Portugal envia 20 toneladas de material e equipa médica para São Tomé e Príncipe

Foto ESTELA SILVA/POOL/LUSA
Foto ESTELA SILVA/POOL/LUSA

São Tomé e Príncipe vai receber 20 toneladas de material médico-hospitalar e uma equipa médica de emergência, no âmbito de uma operação conjunta de Portugal e da União Europeia, que parte na sexta-feira de Lisboa.

“Uma operação de apoio humanitário [...] vai estabelecer uma ponte aérea entre Portugal e São Tomé e Príncipe para fazer chegar àquele país cerca de 20 toneladas de material médico-hospitalar e uma equipa de profissionais especializada em situações de crise e em doenças respiratórias, para apoiar no combate à covid-19”, adiantou hoje, em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

De acordo com a mesma nota, o avião, que partirá de Lisboa na sexta-feira, vai assegurar ainda o transporte de um laboratório da Organização Mundial de Saúde (OMS), “de forma a dotar São Tomé e Príncipe dos meios que permitirão realizar localmente testes de deteção do vírus responsável pela atual pandemia”.

Os equipamentos a fornecer a São Tomé e Príncipe incluem material de proteção individual, nomeadamente máscaras, luvas, óculos, viseiras, mangas, sapatos e fatos, bem como medicamentos, gel, álcool e todo o material necessário para colheita e análise dos testes ao novo coronavírus.

No mesmo avião, seguirá também uma equipa portuguesa do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), composta por uma médica intensivista, dois enfermeiros e um especialista em logística, acrescentou o comunicado.

Segundo o MNE, Portugal é o segundo Estado-membro da União Europeia a montar uma operação deste tipo, no quadro do mecanismo EU Humanitarian Air Bridge recentemente criado para responder a emergências humanitárias.

“O apoio de Portugal a São Tomé e Príncipe visa contribuir para a redução da situação de vulnerabilidade em que o país se encontra, em resultado da atual crise pandémica, reforçando a sua capacidade de resposta aos impactos da covid-19”, afirmou o Governo português.

São Tomé e Príncipe regista 231 casos de infeção pelo novo coronavírus, tendo anunciado na terça-feira a sétima vítima mortal associada à doença.

O continente africano regista 2.406 mortes por covid-19, com quase 70 mil infetados em 53 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia no continente.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 292 mil mortos e infetou mais de 4,2 milhões de pessoas em 195 países e territórios. Mais de 1,4 milhões de doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Fechar Menu