>
Mundo

Ministros da Saúde da União Europeia debatem estratégia farmacêutica comum

Foto EPA
Foto EPA

Os ministros da Saúde da União Europeia (UE) deram hoje, por videoconferência, os primeiros contributos para o desenvolvimento de uma nova estratégia farmacêutica para a Europa, no âmbito do combate à covid-19.

O debate, segundo um comunicado da presidência croata da UE, focou-se na ligação entre a estratégica farmacêutica e a estratégia industrial, divulgada em março, no âmbito do plano de recuperação económica.

Os ministros da Saúde da UE debateram ainda o acesso a medicamentos, uma vez que a pandemia de covid-19 pôs a nu e agravou “problemas existentes com o fornecimento de medicamentos importantes” no bloco.

Na reunião foi também salientada a necessidade da manter a cooperação entre Estados-membros e com a Comissão Europeia, de modo a otimizar a resposta à pandemia do novo coronavírus SARS-CoV-2 permitindo que os medicamentos estejam disponíveis a preços acessíveis.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 286 mil mortos e infetou mais de 4,1 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Mais de 1,4 milhões de doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Fechar Menu