>
Mundo

Um milhão de máscaras para Espanha e Itália doadas por Taiwan à União Europeia

None

A Comissão Europeia (CE) anunciou hoje a chegada ao Luxemburgo de um milhão de máscaras doadas por Taiwan e que destinou a Itália e Espanha com vista a ajudar a combater nestes países a pandemia da covid-19.

Num comunicado, a CE refere que o Centro de Coordenação de Resposta a Emergências da Comissão ajudou a repartir meio milhão de máscaras para cada um dos países, que seguiram para os respectivos destinos em camiões.

“Foi uma doação directa de Taiwan à UE (União Europeia)”, lê-se num comunicado do comissário europeu para a Gestão de Crises, o esloveno Janez Lenarcic.

Embora as máscaras tenham sido doadas a várias instituições da UE, a Comissão Europeia decidiu enviá-las para Itália e Espanha, os países mais afectados pela pandemia do novo coronavírus na Europa comunitária.

Lenarcic adiantou que, nos próximos dias, chegarão mais 5,9 milhões de máscaras, que serão entregues a outros Estados membros da UE “através dos canais bilaterais”.

“Nestes tempos difíceis, a cooperação internacional é crucial. Apreciamos muito este gesto de solidariedade de Taiwan, com a doação de máscaras médicas à UE”, refere o comissário europeu no texto.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infectou mais de 1,5 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram quase 89 mil.

Dos casos de infecção, mais de 312 mil são considerados curados.

Fechar Menu