>
Coronavírus País

Número de idosos infectados em lar de Ílhavo sobe para 39

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

Dos 53 utentes do lar São Salvador em Ílhavo, 39 tiveram um resultado positivo nos testes à covid-19, havendo ainda um teste que foi inconclusivo, informou hoje fonte da instituição.

“Ontem [sábado] saíram os resultados dos restantes testes efetuados aos nossos utentes. Assim no total de 53 utentes temos 39 utentes positivos, um teste inconclusivo e 13 testes que deram negativo”, disse o diretor do lar, Luís Oliveira, numa nota publicada na página do Facebook da instituição.

De acordo com o mesmo responsável, quase todos os utentes infetados “estão estáveis” e se não houver nenhuma ocorrência grave, farão a quarentena de 21 dias no lar.

Já os 13 utentes que não estão infetados foram transferidos no sábado à tarde para uma antiga unidade residencial de ílhavo.

“Estes utentes estão a ser apoiados por colaboradores do lar de São José e por um grupo de voluntários de vários quadrantes”, acrescentou Luís Oliveira.

Para segunda-feira está agendada uma desinfeção ao lar que será efetuada por etapas.

Nesse dia também deverão ser conhecidos os resultados dos testes realizados aos colaboradores da instituição.

A direção do lar decidiu fazer testes a todos os utentes, na sequência da morte de uma mulher de 85 anos que estava infetada com o novo coronavírus.

Na quarta-feira, foram rastreados os primeiros 20 utentes do lar, tendo os restantes 34 utentes realizado os testes de despistagem da covid-19 na quinta-feira.

A primeira vítima mortal do lar foi uma mulher de 85 anos que morreu na terça-feira, depois de ter sido transportada para o Hospital de Aveiro onde lhe foi diagnosticada a covid-19.

Na terça e quarta-feira foram transportados dois utentes para o Hospital de Aveiro que também foram diagnosticados com covid-19.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou cerca de 1,2 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 63 mil.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 295 mortes, mais 29 do que na véspera, e 11.278 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 754 em relação a sábado.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até ao final do dia 17 de abril, depois do prolongamento aprovado na quinta-feira na Assembleia da República.

Além disso, o Governo declarou no dia 17 de março o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

Fechar Menu