>
Madeira

Estado de emergência faz aprovar antiga proposta do PSD/ Machico para apoio aos manuais escolares

“Infelizmente foi necessário um Estado de Emergência para apurar o sentido social dos socialistas e para que a Câmara Municipal de Machico finalmente atendesse às sucessivas reivindicações apresentadas pelo PSD, visando o apoio à aquisição dos manuais escolares. Uma medida positiva que, todavia, peca por tardia e já faz parte das várias exigências do PSD desde 2016”. É desta forma que o Presidente da Concelhia do PSD/Machico encara a aprovação desta iniciativa, “cuja necessidade estava, há muito, identificada”, lamentando que “só agora, após três anos, se tenha dado atenção a uma necessidade sentida pela população, que foi sempre adiada em função de outras prioridades questionáveis assumidas pela autarquia que em nada ajudaram as famílias do concelho”.

A Câmara Municipal de Machico é, aliás e conforme sublinha, “a única na Ilha da Madeira que não apoia a comunidade educativa na aquisição de manuais escolares” e será importante relembrar que, “desde 2016 até à presente data, o PSD Machico sempre sugeriu anualmente este apoio para toda a comunidade educativa, uma proposta que foi sempre recusada pelos socialistas”.

Norberto Maciel lembra que houve uma excepção nesta postura, em 2016 - ano em que foi aprovada uma proposta do PSD para apoio a manuais escolares (antiga equipa de vereação) - mas que, no entanto e na prática, a medida nunca foi aplicada.

“Consideramos que o apoio aos manuais escolares é uma medida justa e complementar ao trabalho que é desenvolvido pela ação social do Governo Regional e o seu impacto financeiro é inferior a 5.000 euros, representando cerca de 0.05% do orçamento municipal (esforço financeiro residual), e nesse sentido, esperamos que a actual medida de apoio seja uma realidade a manter para o futuro da comunidade educativa de Machico e não apenas excepcional, no enquadramento da pandemia Covid-19”, refere Norberto Maciel, alertando que o Município tem todas as condições para tal.

Fechar Menu