>
Mundo

Espanha regista 301 mortes em 24 horas e mantém tendência de redução

Foto EPA/Ana Escobar
Foto EPA/Ana Escobar

Espanha registou, nas últimas 24 horas, 301 mortes devido ao novo coronavírus, uma redução em relação às 331 de segunda-feira, havendo até agora um total de 23.822 óbitos, segundo as autoridades sanitárias do país.

De acordo com o Ministério da Saúde espanhol, há 1.308 novos casos positivos, elevando para 210.773 o total de infetados confirmados pelo teste PCR, o mais fiável na deteção do vírus.

As autoridades sanitárias não revelaram os números totais de infetados, nomeadamente os casos confirmados por testes rápidos, que detetam os anticorpos ao vírus.

Os números diários indicam ainda que, nas últimas 24 horas, há 1.673 pessoas curadas depois de terem contraído a doença, sendo o total de 102.548 desde o início da pandemia.

Pelo quinto dia consecutivo, o número de pessoas curadas superou o das diagnosticadas pelo teste PCR.

“São dados bons que nos dão esperanças, [mas] temos de continuar com muita cautela para assegurar que a tendência se mantém”, sublinhou o diretor dos serviços de Alerta e Emergências Sanitárias do Ministério da Saúde, Fernando Simón, na habitual videoconferência de imprensa em que atualizou a situação da covid-19 em Espanha.

Depois de seis semanas de confinamento, o Governo Espanhol está a preparar o fim escalonado das medidas em vigor e a desenhar a retoma à normalidade possível.

Madrid deverá aprovar hoje um plano de “transição para uma nova normalidade” com medidas que devem incluir a possibilidade de os adultos saírem de casa para fazer desporto individualmente ou fazer caminhadas com uma pessoa que viva sob o mesmo teto, a partir de 02 de maio próximo.

Entretanto, as crianças até aos catorze anos de idade foram autorizadas, a partir de domingo passado, a sair à rua durante uma hora por dia, das 09:00 às 21:00, acompanhadas por um adulto, até a um quilómetro das suas casas, podendo levar brinquedos consigo, embora tenham de se manter afastadas de outros menores.

O “estado de emergência” está em vigor no país desde 15 de março e até 09 de maio próximo e as medidas de confinamento apenas permitem a saída para ir ao local de trabalho, para aqueles que o não possam fazer a partir de casa, ou para adquirir bens considerados essenciais.

Espanha é o segundo país com mais mortos com a pandemia por cada milhão de habitantes (503 óbitos), depois da Bélgica (622) e antes da Itália (446) e França (357), numa lista em que os Estados Unidos têm 172 e Portugal 91.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou perto de 211 mil mortos e infetou mais de três milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Mais de 818 mil doentes foram considerados curados.

Face a uma diminuição de novos doentes em cuidados intensivos e de contágios, alguns países começaram, entretanto, a desenvolver planos de redução do confinamento e em alguns casos, como Dinamarca, Áustria, Espanha ou Alemanha, a aliviar algumas das medidas.

Fechar Menu