>
Madeira

Mais empresas criadas do que dissolvidas no 1.º trimestre de 2020

Ainda que em Março já se tenha sentido os primeiros efeitos na contracção de novas constituições por causa da covid-19

No 1.º trimestre de 2020 as empresas de alojamento, restauração e similares contribuíram com mais 17 constituições face a 2019. Foto Shutterstock/Cicero Castro
No 1.º trimestre de 2020 as empresas de alojamento, restauração e similares contribuíram com mais 17 constituições face a 2019. Foto Shutterstock/Cicero Castro

Segundo os dados fornecidos pela Direção Geral da Política de Justiça ao INE, no primeiro trimestre de 2020, o número de constituições de sociedades (244) com sede na Região Autónoma da Madeira foi superior ao número de dissoluções (160), resultando num saldo positivo de 84 sociedades. Comparativamente ao período homólogo, o número de constituições reduziu-se em 99 e o de dissoluções em 49.

No trimestre em referência, particularmente no mês de março, foram já sentidos os efeitos das medidas de contenção da pandemia COVID-19. Assim, a análise mensal dos dados mostra uma forte desaceleração das constituições em Março, face aos dois meses precedentes. Com efeito, em Janeiro o saldo foi de +29 (116 constituídas e 87 dissolvidas), em Fevereiro de +50 (86 constituídas e 36 dissolvidas) e em março apenas de +5 (42 constituídas e 37 dissolvidas).

Desagregando os dados de acordo com a Atividade Económica das sociedades, constata-se que para o saldo global positivo no 1.º trimestre de 2020 contribuíram essencialmente o “Alojamento, restauração e similares” (+17), as “Outras atividades de serviços” (+14), as “Atividades imobiliárias” e as “Atividades de consultoria, científicas, técnicas e similares” (+10, em ambos os casos), a “Construção” (+8) e as “Atividades administrativas e dos serviços de apoio” (+6). Em sentido inverso, apenas a atividade de “Comércio por grosso e a retalho; reparação de veículos automóveis e motociclos” (-3) registou um saldo negativo.

No período em referência, o número de constituições foi superior ao de dissoluções em nove dos onze municípios da RAM. Com o saldo positivo destacaram-se o Funchal (160 constituições contra 112 dissoluções), Câmara de Lobos (16 contra 6), Ponta do Sol e Ribeira Brava (10 contra 3), em ambos os municípios. O município de Santana apresentou um saldo nulo (3 contra 3) e apenas em Santa Cruz, o número de constituições foi inferior ao de dissoluções (21 contra 25).

De referir por fim que nos primeiros três meses do ano o rácio entre constituições e dissoluções na RAM foi de 1,53, inferior ao valor observado para o país (2,45).

Fechar Menu