>
Mundo

Jovens manifestam-se pelo clima em protestos planeados online

Grupos de jovens estão a participar numa manifestação global pelo clima em formato online, devido às restrições aos protestos públicos durante a pandemia de covid-19.

O movimento de ativistas ambientais Fridays for Future (sextas-feiras pelo futuro), cujas ações mobilizaram no passado centenas de milhares de pessoas a sair à rua por todo o mundo, está a usar a internet ao vivo para apelar aos líderes mundiais que ajam contra as causas do aquecimento global.

Alguns grupos encontraram formas criativas de organizar manifestações muito limitadas, apesar do confinamento.

Em Berlim, ativistas colocaram milhares de cartazes de protesto em frente do parlamento alemão.

A ativista sueca Greta Thunberg, 17 anos, a face mais proeminente do movimento de jovens pelo clima, disse na quarta-feira, durante uma celebração online do Dia da Terra, que a crise climática “pode não ser tão imediata como a crise de coronavírus”, mas que é preciso “enfrentá-la agora”, caso contrário será “irreversível”.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou cerca de 200.000 mortos e infetou mais de 2,7 milhões de pessoas, em 193 países e territórios.

Mais de 720.000 doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 854 pessoas das 22.797 confirmadas como infetadas, e há 1.228 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

Fechar Menu